A última sondagem da Metroscopia para o El País consolida o crescimento da intenção de voto no Ciudadanos, que surge destacado como favorito com um total de 28,9% dos votos.
A sondagem demonstra que o crescimento do partido fundado e liderado pelo catalão Albert Rivera se consolida à custa de uma sangria de eleitores tanto à sua direita como à sua esquerda. 20% dos espanhóis que em 2016 votaram no Partido Popular escolheriam hoje o Ciudadanos e 12% daqueles que então votaram no PSOE querem agora fazê-lo no Ciudadanos.
Além disso, 19% dos eleitores do PP em 2016 dizem que agora não estariam dispostos a votar numas hipotéticas eleições antecipadas. O número sobe para 27% quanto aos eleitores do PSOE.
Nesta sondagem, divulgada este sábado à noite, segue o Partido Popular em segundo lugar. O partido do Presidente de Governo Mariano Rajoy, e líder da que é a maior força política no parlamento espanhol, surge com 21,5% dos votos.
Segue-se o PSOE, de Pedro Sánchez, com 19,4% e o Unidos Podemos (junção da Esquerda Unida com o Podemos) com um total de 17%.