José Sócrates vai falar sobre a crise económica que antecedeu e motivou a intervenção da troika em Portugal. A conferência acontece na próxima quarta-feira e é organizada pelo núcleo de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Conta com os apoios da Universidade de Coimbra, da Faculdade de Economia e ainda da RTP e da Antena 1.

Ao Expresso, Simão Carvalho, presidente daquele núcleo de estudantes, justificou o convite com o facto de José Sócrates ter sido “primeiro-ministro nos anos da crise, na sequência da falência do Lehman Brothers”.

“Achámos interessante que pudesse fazer uma retrospectiva do que foi a sua ação e o seu pensamento nesse período. É um tema atual, tendo em vista as atuais consequências da crise, desde a ascensão dos movimentos populistas, às diversas fragilidades da União Europeia, o Brexit, etc.”, nota aquele responsável estudantil.

Mesmo reconhecendo que o ex-primeiro-ministro português é uma figura controversa, Simão Carvalho argumenta que José Sócrates “é incontornável no panorama político português” e, como tal, faz sentido “ouvir o seu ponto de vista do que eram os seus projetos para uma solução para a crise”.

Este é o quarto convidado pelo núcleo de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O ciclo de conferências começou em fevereiro com a palestra de Pedro Passos Coelho, neste caso sobre o Orçamento do Estado para 2018. Daí para cá, houve uma outra conferência sobre o Governo de António Costa (e que contou com Jorge Coelho e Marques Mendes) e uma outra palestra sobre a evolução do sistema bancário, que teve como oradora Teodora Cardoso, presidente do Conselho de Finanças Públicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR