Uma aplicação móvel da Câmara Municipal de Cascais venceu um prémio mundial de inovação digital com impacto na sociedade das Nações Unidas. A distinção aconteceu durante a cerimónia da World Summit Awards, o órgão da ONU para as questões da sociedade de informação, e esta é a primeira vez que uma autarquia recebe o mais alto galardão da organização.

Miguel Pinto Luz, o vice-presidente da Câmara de Cascais, deslocou-se a Viena para apresentar a app City Points. A aplicação pretende contribuir para uma sociedade mais justa que recompense a cidadania responsável. No fundo, qualquer pessoa que dê sangue, recicle ou faça voluntariado em Cascais, vai acumular pontos que pode depois trocar por serviços municipais: visitas a museus ou horas de estacionamento, por exemplo. A lista de ações que podem ser recompensadas é grande e abrange várias áreas, como a cultura, o ambiente ou o desporto.

“Os cidadãos não confiam nos políticos, não confiam nos partidos e não confiam nem nas instituições nem nas grandes empresas a quem entregam os seus dados. A degradação do ambiente de confiança gera clima de todos contra todos de onde emerge o populismo e o radicalismo. Esta mão visível opera de forma a que ações que visem o bem do coletivo tenham uma retribuição positiva ao nível individual”, garante Miguel Pinto Luz, responsável pelo pitch da City Points.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR