Desde o dia 31 de Março que o sistema de chamadas de emergência, também conhecido como eCall, passou a ser obrigatório em todos os novos veículos da União Europeia, tratando-se de automóveis ligeiros de passageiros ou de motociclos. Porém, “todos” não são mesmo todos. Passamos a explicar.
A introdução do eCall como equipamento de série em veículos novos é uma obrigatoriedade sim, mas que não vai afectar já todas as viaturas à saída de fábrica. É um facto que o Regulamento 2015/758, aprovado pelo Parlamento Europeu em 2015, torna obrigatória a disponibilização deste serviço de emergência, contudo essa imposição só é valida, no imediato, para veículos cuja aprovação seja posterior a 31 de Março. Ou seja, todos os modelos que foram previamente aprovados vão continuar a sair da linha de montagem sem o sistema de chamada automática de emergência. Convém, contudo, sublinhar que muitos fabricantes automóveis já disponibilizam esta tecnologia “salva-vidas”.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=14&v=ydxFH6YEAXg
Como é que o eCall funciona?
Este sistema está ligado em permanência ao veículo e, em caso de acidente, solicita automaticamente apoio. A Bosch, que fornece uma extensa linha de soluções eCall, explica que “o sistema também possui um botão SOS que os ocupantes podem usar manualmente para accionar o serviço de socorro”. Seja o apoio solicitado de forma manual ou automática, tudo começa com uma chamada áudio entre a equipa de emergência e os sinistrados, para reunir mais informação acerca do acidente. Mas pode dar-se o caso de os ocupantes do veículo não estarem sequer em condições de responder. E é aí que a expressão “conectado” revela um dos seus maiores trunfos, já que o sistema, com base nas coordenadas de GPS, sabe precisamente onde se encontram as vítimas que precisam de auxílio, pelo que o tempo de chegada dos meios de socorro ao local é reduzida, segundo dados avançados pela Bosch, em 40% em contexto de cidade e em 20% nas zonas rurais.
Espera-se que esta tecnologia venha a salvar mais de 2.500 vidas por ano e reduzir em 15% o número de feridos com gravidade.
Tem isqueiro? Então pode ter eCall
Nada impede que os carros antigos também possam beneficiar desta solução, através daquilo que se chama de plug eCall telemático. Trata-se de uma solução desenvolvida e comercializada pela Bosh que, usando uma ficha de 12 V (carregador de isqueiro), permite usufruir do sistema de chamada automática de emergência, mesmo sem ter requerer uma “instalação profissional ou conhecimentos de mecânica ou electrónica”, garante a companhia alemã. Mas, como é que funciona este eCall? “Através de um sensor de aceleração, uma colisão ou acidente grave são detectados e, com recurso à tecnologia Bluetooth, a informação é enviada para uma aplicação no smartphone, que por sua vez alerta as equipas de emergência através de uma chamada telefónica, nos mesmos moldes do sistema incorporado nos novos automóveis.”