Chegou ao Parlamento uma petição com 4470 assinaturas que pede o reconhecimento das edições do Campeonato de Portugal realizadas entre 1922 e 1938, avança o Correio da Manhã. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) não reconhece a competição, da qual o Sporting reclama quatro títulos.

Na petição, que deu entrada da Assembleia da República, e cujo primeiro peticionário é o gestor de produto do Sporting, Paulo Almeida, lê-se que “a Federação Portuguesa de Futebol não reconhece as 17 edições do Campeonato de Portugal (única prova nacional disputada entre 1922 e 1938) não respeitando assim a história dos Clubes e Jogadores que venceram dentro de campo”. A FPF considera que o Sporting conta atualmente com 18 títulos, enquanto os peticionários dizem que o clube tem 22.

A petição aguarda a análise da Comissão da Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. O vice-presidente da comissão que a vai analisar, Pedro do Ó Ramos (PSD), disse ao mesmo jornal que “o reconhecimento de títulos não é uma competência da Assembleia”, mas que “isso não significa que o tema não chegue a discussão no hemiciclo se forem cumpridos os requisitos legais” — que é o caso, já que a petição ultrapassou as quatro mil assinaturas. O autor da petição não prestou declarações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR