A famosa praia Maya Bay, nas ilhas Phi Phi, Tailândia — dada a conhecer no filme “The Beach”, protagonizado por Leonardo DiCaprio — vai fechar durante quatro meses no verão. A medida foi tomada para dar algum descanso à praia onde o ecossistema está cada vez mais fragilizado, devido às mais de quatro mil pessoas que recebe por dia — número muito acima da sua capacidade –, mas também devido às alterações climáticas.

A partir de 1 de junho a praia vai ficar fechada ao turismo e serão tomadas outras medidas que permitam melhorar o seu ecossistema. Os barcos vão ser proíbidos de estacionar em frente à praia, uma vez que são a principal causa dos danos que o recife de coral da ilha apresenta, e vão passar a ter um novo porto de abrigo, mais precisamente em Losama Bay.

[Veja aqui o trailer do filme “The Beach“]

Em curso está também um plano para reabilitar o recife de coral, bem como a implementação de uma taxa para turistas que visitem a ilha. Há ainda a hipótese de fechar outras ilhas — como Koh Tapoo e Kao Ping Kan, no Parque Nacional de Phang Nga e Koh Rok, no Parque Nacional Mu Koh Lanta, na província de Krabi –, para recuperar os seus sistemas ecológicos marinhos, refere o site TTG Asia.

As ilhas têm ecossistemas muito frágeis que simplesmente não aguentam tantas pessoas, a poluição causada pelos barcos e pelos hotéis à beira-mar”, disse o especialista em biologia marinha, Thon Thamrongnawasawat, à agência Reuters.

O especialista explicou ainda que os recifes de coral têm vindo a ser degradados devido ao aumento da temperatura das águas e à sobrelotação, acrescentando que fechar por completo a praia “é a única forma de a natureza se curar”. Considera que o turismo é importante, mas mais que o turismo é importante “preservar os espaços para as gerações futuras”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR