Pelo menos sete reclusos morreram e 17 outros ficaram feridos com gravidade na sequência de lutas entre os detidos numa prisão de segurança máxima no estado da Carolina do Sul, no sudeste dos Estados Unidos.
Os confrontos ocorreram no Lee Correctional Institution, uma penitenciária em Bishopville, no condado de Lee, Carolina do Sul. Um porta-voz do departamento de prisões daquele estado, Jeff Taillon, anunciou o primeiro balanço dos desacatos e revelou que agentes estaduais participaram nas operações para controlar a situação, o que aconteceu perto das 3h00 (8h00 em Lisboa).
The incident at Lee CI resulted in 17 inmates requiring outside medical attention and 7 inmates were killed.
— S.C. Department of Corrections (@SCDCNews) April 16, 2018
Taillon acrescentou que nenhum dos agentes da polícia ficou ferido nas operações. Os confrontos entre os reclusos começaram cerca das 19h15 de domingo e 17 feridos graves tiveram de receber cuidados médicos fora da prisão. O departamento da Carolina do Sul responsável pelas penitenciárias indicou que os confrontos ocorreram em três unidades de detenção.
Lee County Fire/Rescue assisted With a Mass Causality Incident at Lee Correctional. Mutual Aid was received from FlorenceCounty EMS, Kershaw County EMS, Darlington County EMS, Lexington County EMS and Hartsville Rescue. Assistance was also received from Med One a private service. pic.twitter.com/P22A1ruzQY
— Lee County Fire (@LeeCountyFire) April 16, 2018
Na penitenciária de máxima segurança de Bishopville estão atualmente cerca de 1.500 reclusos, alguns dos mais violentos e a cumprir as maiores penas da Carolina do Sul. Em 2015, dois guardas prisionais foram esfaqueados e em fevereiro um recluso matou outro.