Um empresário indiano foi raptado por desconhecidos na noite de quinta-feira na cidade da Beira, em Moçambique, disseram esta sexta-feira à Lusa fontes policiais e diplomáticas. O proprietário de um estabelecimento comercial foi levado quando estava a chegar a casa, junto à qual os raptores já o esperavam, ameaçando-o com uma pistola, disse à Lusa o porta-voz da PRM na cidade da Beira, Daniel Macuacuá.

Os autores do crime seguiram no carro da vítima para parte incerta, viatura que, entretanto, já foi recuperada pela polícia. O jornal moçambicano O País refere na Internet que a vítima se chama Arif Diba, citando testemunhas, e fonte diplomática disse à Lusa que o empresário tem nacionalidade indiana.

A polícia recusa-se a adiantar pormenores sobre a identidade do empresário e diz desconhecer qualquer pedido de resgate, acrescentou Daniel Macuacuá à Lusa. “Através da investigação estamos a contactar diversas fontes para resolver o caso”, referiu. A polícia suspeita que os autores do crime sejam os mesmos que sequestraram uma criança de nove anos na terça-feira, também na cidade da Beira, à porta de uma escola, e que, entretanto, já foi libertada.

“Suspeitamos, sim, que sejam os mesmos, pelo ‘modus operandi'”, referiu o porta-voz da PRM, sem adiantar mais detalhes. As principais cidades moçambicanas foram palco de uma onda de raptos entre 2012 e 2016, seguindo-se um período em que este tipo de crimes quase deixou de se verificar ou reportar, aparentemente em resultado de uma ação reforçada das autoridades policiais e judiciais. Os dois casos registados esta semana na Beira contrastam com esse período de acalmia no registo deste tipo de ocorrências.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR