O embaixador da Rússia em Portugal, Oleg Belous, morreu “repentinamente” esta terça-feira, em Lisboa. O embaixador em Portugal é o sétimo diplomata que morreu de forma repentina desde a eleição de Donald Trump, em novembro de 2016, numa sucessão de mortes súbitas que tem alimentado teorias da conspiração na Rússia, noticiadas em meios de referência como o Washington Post ou a CNN. A lista de mortes repentinas é  longa e inclui vários diplomatas ou altos funcionários de Moscovo — o que aumenta a lista para 11 mortes inesperadas desde as presidenciais norte-americanas. Onde alguns russos vêem uma conspiração, os americanos veem coincidências.

Morreu embaixador russo em Lisboa

O embaixador russo no Sudão, Mirgayas Shirinski, 63 anos, foi encontrado morto a boiar na piscina da sua casa na capital sudanesa, em Cartum, a 23 de agosto de 2017. As autoridades revelaram na altura embaixador “foi encontrado na sua residência com evidências de um ataque cardíaco agudo.” A morte de Shirinski aconteceu mesmo antes de o presidente sudanês, Omar Al-Bashir, ter uma visita planeada a Moscovo para se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O conhecido embaixador russo nas Nações Unidas, Vitali Churkin — que anunciou, por exemplo, a escolha de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas — foi encontrado morto em Nova Iorque a 20 de fevereiro de 2017, na véspera de completar 65 anos. Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros Russo, o embaixador terá morrido de forma “súbita”, vítima de uma “paragem cardíaca”.

O embaixador russo na Índia, Alexander Kadakin,  morreu a 26 de janeiro de 2017, aos 67 anos, depois de mais de oito anos naquele país a representar os interesses russos. Um porta-voz da embaixada russa em Nova Deli revelou que Kadakin morreu após uma “doença repentina” que durava há algumas semanas. A Reuters noticiou na altura que a morte foi provocada por um ataque cardíaco e não se conhecem mais detalhes do caso.

O cônsul russo na Grécia, Andrey Malanin, também foi encontrado morto no chão do quarto da sua casa a 9 de janeiro de 2017, em Atenas. Aos 54 anos, era o chefe da secção consular da embaixada russa em Atenas e terá sido encontrado morto após vários dias sem aparecer ao trabalho. As primeiras informações da polícia davam conta que o diplomata morreu de “causas naturais” e, embora não houvesse suspeitas de qualquer crime, a polícia grega prosseguiu com a investigação.

O embaixador russo no Cazaquistão, Roman Skrynikov, foi igualmente encontrado morto no seu apartamento em dezembro de 2016, sendo novamente apontada como causa uma paragem cardíaca.

O embaixador russo na Turquia, Andrey Karlov, teve igualmente uma morte repentina, mas em circunstâncias mais claras. Aos 62 anos, Karlov foi assassinado enquanto discursava numa exposição de arte em Ancara. O atirador gritou “não se esqueçam da Síria” enquanto disparava. Tudo aconteceu a 19 de dezembro de 2017.

Embaixador russo morto a tiro na Turquia por atirador que quis vingar Alepo

Houve ainda mais quatro mortes de forma inesperada a envolver diplomatas/políticos russos desde o dia das eleições norte-americanas. Logo na própria manhã da eleição, a 8 de novembro, o diplomata russo Sergei Krivov, 63 anos, foi encontrado inconsciente no chão do Consulado russo em Nova Iorque com uma ferida na cabeça. Os relatos iniciais diziam que Krivov caiu do telhado e teve ferimentos bruscos, mas as autoridades russas mudaram rapidamente a história e disseram que Krivov morreu de ataque cardíaco. A 19 de dezembro de 2017 (o mesmo dia da morte do embaixador russo), o alto diplomata Petr Polshikov foi morto a tiro na sua casa em Moscovo. A 26 de dezembro, o antigo espião Oleg Erovinkin, com intensas ligações políticas, foi encontrado morto no seu carro, em Moscovo, aos 61 anos. O político russo Denis Voronenkov também não escapou a uma morte repentina. Aos 45 anos foi atingido no exterior de um hotel, em Kiev, depois de ter criticado Vladimir Putin. O presidente ucraniano Viktor Yanukovuch disse que este foi um “ato terrorista do Estado russo”. Moscovo negou as acusações.