A escritora J.K. Rowling aproveitou um erro de Donald Trump para o expor na rede social Twitter. Tudo começou com um tweet que o presidente dos Estados Unidos fez a acusar as “notícias falsas” de estarem sempre à procura de algum erro nas suas mensagens, acrescentando que está “muito orgulhoso” da sua capacidade de escrita.
Depois de ter escrito muitos livros com sucesso de vendas, e de alguma forma estando muito orgulhoso da minha habilidade na escrita, deveria ser apontado que as notícias falsas tentam constantemente “derramar” [“pour”] sobre os meus tweets à procura de algum erro. Eu capitalizo determinadas palavras apenas para dar ênfase, e não porque elas deveriam estar capitalizadas”.
O problema? Trump escreveu “pour” que significa derramar ou verter, em vez de “pore”, que significa “ler ou estar atento” quando se referiu à constante atenção das pessoas para encontrar erros nas suas mensagens. E J.K. Rowling não perdoou. Começou por mencionar o tweet e colocar uma mensagem cheia de gargalhadas.
'pour' hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
— J.K. Rowling (@jk_rowling) July 3, 2018
De seguida, a escritora mencionou a afirmação de Trump sobre a autoria dos seus “muitos livros de sucesso”, sugerindo que o presidente dos Estados Unidos utiliza um ghostwriter (alguém que tem como função escrever textos para outra pessoa, que será nomeada a autora) para escrever os livros.
'written' and his ghost writer's talked to the press
hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha— J.K. Rowling (@jk_rowling) July 3, 2018
Um dos responsáveis pela biografia de Trump, Tim O’Brien, confirmou a teoria de J.K. Rowling, ao afirmar que “o presidente Trump não escreveu nenhum dos seus livros. Há ghostwriters em todos eles”.
Another one of those tweets that sure seem staff-written.
Regardless: President Trump didn’t write any of his books. Ghostwriters on all of them. https://t.co/IuWekRDnJg
— Tim O'Brien (@TimOBrien) July 3, 2018
A autora de Harry Potter, que já vendeu cerca de 500 milhões de livros em todo o mundo, continuou: “*limpa as lágrimas e tenta controlar a respiração* A sério, o Donald Trump é o melhor escritor do mundo”, disse.
*wipes eyes, tries to control breathing*
Seriously, @realDonaldTrump is the Gratest Writer on earth.— J.K. Rowling (@jk_rowling) July 3, 2018
Pouco tempo depois, Trump eliminou o tweet e voltou a colocar o mesmo texto mas desta vez com a palavra correta: “pore”. A Internet, no entanto, não se esqueceu do erro e respondeu à mensagem com ironia. “Hey, @realDonaldTrump. Would you mind PORING me a drink?” (em português: “Hey, Donald Trump, importas-te de me servir uma bebida?”), lê-se numa das respostas.
After having written many best selling books, and somewhat priding myself on my ability to write, it should be noted that the Fake News constantly likes to pore over my tweets looking for a mistake. I capitalize certain words only for emphasis, not b/c they should be capitalized!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) July 3, 2018