Depois da passagem por Portugal, Barack Obama rumou ao país vizinho. Este sábado o ex-presidente dos Estados Unidos visitou o Museu Rainha Sofia, em Espanha, na companhia do Rei Felipe VI. De acordo com o jornal El País, o quadro que mais tempo mereceu a sua atenção foi Guernica, de Pablo Picasso, mas também uma seleção de obras de Salvador Dalí.

Fontes da Casa Real espanhola disseram que no final da visita Felipe VI ofereceu um livro a Obama sobre à famosa pintura de Pablo Picasso com uma dedicatória.

Para o presidente Obama, como testemunho da minha amizade e carinho e em memória da nossa visita conjunta a “Guernica”, um ícone eterno da arte mais universal”, escreveu o Rei.

O encontro acontece depois de Obama ter falado na Cimeira de Inovação Tecnológica e Economia Circular, que decorreu em Madrid.

Na sexta-feira, Obama também esteve com Pedro Sánchez, numa reunião bastante discreta. “Foi uma reunião cordial entre duas pessoas que sabem muito sobre como dirigir um país”, disse a porta-voz do Executivo espanhol, Isabel Celáa, acrescentando que o encontro foi “breve, mas interessante”. A porta-voz adiantou que ambos conversaram cerca de 15 minutos e que Sánchez não revelou o tema da conversa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O encontro com o Rei de Espanha acontece duas semanas depois de Felipe VI ter estado com Letizia nos Estados Unidos, onde reuniaram com Donald Trump e Melania na Sala Oval da Casa Branca.

Na sexta-feira, Barack Obama esteve em Portugal pela segunda vez. O antigo presidente dos Estados Unidos foi o orador principal da Climate Change Leadership, que decorreu no Porto. Percorra a fotogaleria para ver as imagens.

A aparição de Obama não trouxe selfies nem Trump, mas encheu o Coliseu do Porto