Startups

Factory Lisbon terá vagas para 700 pessoas. Só o “rooftop” é do comprimento de dois campos de futebol

693

O campus para startups alemão vai ter 12 mil metros quadrados. Só "rooftop" terá o comprimento de dois campos de futebol e será o maior da Europa do Sul. Veja as imagens.

O terraço no telhado do campus para startups terá 200 metros quadrados

A incubadora portuguesa daquele que é um dos maiores campus para startups da Alemanha vai abrir no verão de 2019, no Hub Criativo do Beato, e terá capacidade para 700 postos de trabalho. O edifício com 12 mil metros quadrados vai ter o maior terraço no telhado (rooftop) do Sul da Europa, com aproximadamente o comprimento de dois campos de futebol. O primeiro nome a marcar presença no espaço é a Mercedes-Benz: o novo centro de inovação digital vai empregar 200 pessoas.

“Fomos profundamente inspirados pela visão do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, de conectar pessoas e os diferentes bairros de Lisboa a este projeto”, afirma Jeremy Bamberg, presidente do Factory Lisbon. “Este parque é o nosso compromisso em ligar não apenas o público à comunidade que vai residir no edifício, mas também á história do espaço”, acrescentou.

A previsão é a de que o parque esteja aberto ao público desde o amanhecer até ao anoitecer e será uma homenagem à vida industrial do edifício onde se encontra a Factory (a antiga Fábrica de Massas e da Bolacha) e que faz parte do complexo industrial da antiga Manutenção Militar, onde será reerguido o Hub Criativo do Beato.

Para o novo centro de inovação digital da Mercedes-Benz estão estimados 200 postos de trabalho, que vão ocupar os cerca de 2 mil metros quadrados que o centro alemão terá na incubadora. Todo a arquitetura do novo edifício da Factory está a cargo do ateliê alemão  de Julian Breinersdorfer e Loescher & Boeckmann e do português José Baganha & Arquitectos Associado.

Em 2016, o Observador já tinha avançado que a organização que gere um dos maiores campus de startups da Alemanha andava à procura de um sítio para montar um em Lisboa. Desde 2012, a Factory lançou dois campus em Berlim. Simon Schaefer, atual presidente do Startup Portugal, associação para a promoção do empreendedorismo, é um dos fundadores da Factory e responsável pela internacionalização da marca.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: apimentel@observador.pt
Ensino Superior

As propinas: uma história muito mal contada

Jose Bento da Silva

A questão não são as propinas. Isso é de fácil resolução. O desafio é: qual o modelo de gestão que queremos para as nossas universidades? O modelo atual não passa de um circo pago pelos contribuintes.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)