Polícia Judiciária

Hells Angels. PJ quis evitar confrontos na concentração de Faro

187

Polícia temia que Hells Angels e grupo rival Red & Gold, ligado ao Los Bandidos (que Mário Machado está a introduzir em Portugal), partissem para a agressão em encontro de motards. Já há 59 arguidos.

Os detidos pela PJ na sequência da operação de Norte a Sul do País já são 59

AFP/Getty Images

Já há algum tempo que a Unidade Nacional Contra Terrorismo da Polícia Judiciária seguia de perto o grupo de motards Hells Angels e algumas práticas criminosas a eles associadas, mas o momento certo para avançar com detenções chegou esta quarta-feira. É que a concentração de motards que anualmente acontece em Faro está marcada para daqui a uma semana e podia transformar-se em palco de vingança com o grupo rival  Red & Gold, ligado ao Los Bandidos — liderado por Mário Machado.

O conflito entre os Hells Angels e Mário Machado já é antigo e com os Red & Gold é histórico, começou nos Estados Unidos onde ambos os grupos nasceram. Mas em março, depois de três membros dos Los Bandidos terem sido atacados num restaurante em Loures onde decorria um encontro com Machado, o caso agravou-se. Nesse dia Mário Machado, que ficou conhecido enquanto líder da Portuguese Hammerskins e que já cumpriu pena de prisão por crimes raciais, prometeu vingança. E, virado para as câmaras de televisão à frente das instalações da PJ, em Lisboa, fez um sinal com a mão como que mostrando uma decapitação. Estava o recado dado.

Número de detidos subiu de 56 para 59

Na quarta-feira, cerca de 400 polícias — nas contas da Procuradoria Geral da República — levaram a cabo a maior operação do género alguma vez ocorrida na Europa e detiveram 59 membros dos Hells Angels (inicialmente a PJ avançou com a informação de 56 detidos, mas em tribunal estão já 59 suspeitos — que foram entretanto detidos no estrangeiro). Segundo a PJ, foram cumpridos “cerca de oitenta mandados de busca e cumpridas dezenas de mandados de detenção de suspeitos de integrarem esta estrutura criminosa, constituída por indivíduos extremamente perigosos, com vastos antecedentes criminais e larga experiência na área da criminalidade violenta e organizada”.

Mas o dia não foi escolhido ao acaso, segundo o Jornal de Notícias e o Jornal i nas suas edições destas quinta-feira, os investigadores apanharam em escutas um possível plano para a vingança entre os dois grupos que teria como palco a concentração anual de motards em Faro, que começa no próximo dia 19 de julho e termina a 22.

Em causa está uma lista de crimes violentos como tentativa de homicídio, ofensas à integridade física graves, tráfico de armas proibidas e tráfico de droga. O Correio da Manhã refere que alguns dos detidos impunham pela força a segurança a bares e discotecas do Algarve, e assim fomentavam os seus negócios paralelos de tráfico de armas e de mulheres.

Já o jornal Público refere que entre os detidos está um homem de 69 anos, tido como líder dos Hells Angels, que até agora tem um cadastro imaculado e que é mestre de artes marciais. Está também um dos envolvidos na morte de Alcino Monteiro, em 1995 no Bairro Alto em Lisboa, conhecido por Rambo — um crime no qual esteve também envolvido Mário Machado, que acabou condenado a quatro anos e três meses de cadeia. Ainda sobre os detidos, cinco são estrangeiros que vivem em Portugal: três alemães, um inglês e um finlandês.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ssimoes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)