Amamentar em público: sim ou não? Para a modelo e mãe Mara Martin é só algo natural, que deve ser feito para responder a uma necessidade do bebé. A americana de 30 anos, que participou num desfile organizado pela revista Sports Illustrated, no domingo, quis mostrar isso mesmo e acabou por causar polémica. É que Mara Martin amamentou a sua bebé de cinco meses enquanto desfilava na passerelle.

https://www.instagram.com/p/BlRqGryH_Mi/?taken-by=si_swimsuit

“Não acredito que há manchetes comigo e com a milha filha a fazer uma coisa que faço todos os dias. É tão humilde e irreal, no mínimo. Estou muito grata por poder partilhar esta mensagem e, com esperança, normalizar a amamentação e mostrar aos outros que as mulheres podem fazer tudo“, escreveu a modelo na sua conta de Instagram.

A modelo, que desfilou com um biquíni dourado de um tecido brilhante, colocou uns headphones nos ouvidos da bebé para a proteger do barulho e umas cuecas verdes por cima da fralda. Segundo Mara Martin, nada do que aconteceu foi planeado: “Ela começava a ter um pouco de fome, o desfile tinha-se atrasado e era hora de ela comer. Sinceramente não pensei duas vezes“, disse à NBC, na sequência da polémica que provocou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também a editora da revista afirmou que aquele não foi um cenário planeado. “Vi a bebé de Mara a dormir tranquilamente e a mamar, assim perguntei-lhe se queria desfilar e continuar a amamentá-la“. Ainda que o resultado tenha provocado, na sua maioria, reações positivas, houve quem o classificasse de “repugnante”. “Há locais e alturas certas para cada coisa”, comentaram algumas pessoas no Twitter.

https://www.instagram.com/p/BlTDXbPFtm8/?taken-by=_maramartin_

Apesar de considerar que o seu gesto pode contribuir para alterar a forma como muitos veem a amamentação, a modelo acredita que aquele momento não devia ser tão falado como foi, porque há outras histórias que importam.

“Uma mulher vai para o exército para servir o nosso país, uma mulher fez uma mastectomia, e outra sobreviveu ao cancro, ganhou duas medalhas de ouro nos paralímpicos, e é mãe. Estas são as histórias que o mundo devia estar a discutir“, escreveu ainda no Instagram.

Não é a primeira polémica sobre amamentação em público nos EUA: em 2016, uma mãe foi insultada por dar de mamar à sua filha num café de um centro comercial no Connecticut.