Conselho das Finanças Públicas

Economia portuguesa tem probabilidade de 55% de entrar em recessão a cada cinco anos

539

A cada ano, a economia tem um risco de 15% de entrar em recessão. Risco aumenta para 55% num período de cinco anos, estima o Conselho das Finanças Públicas. Recuperação demora tanto quanto a recessão.

ANDRE KOSTERS/LUSA

A economia portuguesa tem uma probabilidade de 55% de entrar em recessão num dado ponto a cada cinco anos, de acordo com uma análise do Conselho das Finanças Públicas que tem como base a evolução da economia entre 1977 e 2017. A instituição liderada por Teodora Cardoso estima ainda que este risco é de 15% num qualquer ano e que, em média, cada recessão custa 3,1% do PIB.

Num novo tipo de análise realizado pelo Conselho das Finanças Públicas (CFP), que olha para os riscos orçamentais e para a sustentabilidade das finanças públicas, e que a entidade conta passar a publicar a cada dois anos, o CFP fez uma análise mais profunda às contas públicas portuguesas para projetar a mais longo prazo a sua evolução.

No relatório publicado esta quarta-feira, o CFP estima que a economia portuguesa demora o mesmo número de trimestres a recuperar o nível do PIB que tem antes de uma recessão que a duração a própria recessão. No entanto, esta conclusão não se aplica às últimas duas recessões, antecipando, tal como já o fazia o Banco de Portugal, que o nível de PIB real (crescimento sem o efeito de preço) só atinja o valor que tinha antes da atual crise este ano, dez anos depois.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Inovação

Web Summit e provincianismo

Fernando Pinto Santos

Porque é a investigação académica tão desconsiderada em Portugal? Talvez porque moldes ou toalhas não sejam tão glamorosos como uma app com um nome estrangeiro numa conferência com o nome de Summit.

Bragança

Bragança tem gente culta e fica aqui

Nuno Pires
180

“Bragança fica longe de Lisboa, é certo, mas também Lisboa de Bragança. Porém, estamos mais perto de Madrid, Paris, Salamanca, Barcelona e do resto da Europa”

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)