O chefe dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Albufeira, foi detido durante a manhã desta quinta-feira por suspeitas de corrupção, anunciou a Polícia Judiciária (PJ) num comunicado, depois de a informação ter sido avançada pelo Diário de Notícias. O inspetor-chefe da Delegação de Albufeira terá recebido “quantias monetárias de estrangeiros, para a concessão de autorização de residência em Portugal”.

“A investigação teve por base uma participação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, entidade que colaborou estreitamente com a Polícia Judiciária no decorrer de todas as diligências”, explicou a PJ.

Acácio Pereira, presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, confirmou a informação ao DN, mas diz estar “a aguardar mais informações”. “Em qualquer processo há uma questão que é fundamental que é a presunção de inocência, sendo certo que não compactuamos com quaisquer comportamentos ilícitos. Nessa medida tudo deve ser averiguado ao mais ínfimo pormenor, doa a quem doer”, sublinhou.

Esta não é a primeira vez que um responsável dos SEF é investigado por corrupção. Em maio, uma inspetora na zona de Lisboa foi constituída arguida, depois de ter sido apanhada a receber dinheiro de um advogado. Na altura foi aberto um inquérito interno e um processo disciplinar que foram arquivados com a chegada do atual diretor, Carlos Moreira, em outubro. Posteriormente foi iniciada uma investigação criminal visando a inspetora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR