O Ministro grego da Ordem Pública, Nikos Toskas, demitiu-se esta sexta-feira na sequência dos incêndios que devastaram o país no final do mês de julho. De acordo com um comunicado do gabinete do primeiro-minsitro, Alexis Tsipras, citado pela agência estatal grega ANA-MPA, o chefe do executivo já aceitou a demissão do ministro.

“O primeiro-ministro aceitou a demissão de Toskas”, referiu em comunicado o gabinete de Alexis Tsipras, numa referência ao responsável governamental que até agora ocupava o cargo de ministro adjunto da Proteção dos cidadãos, e era designadamente responsável pela ordem pública..

O atual Ministro do Interior (Administração Interna) grego, Panos Skourletis, vai assumir a pasta do ministro demissionário.

O último balanço dos grandes fogos nos arredores de Atenas, na Grécia, apontam para 88 mortos (balanço revisto em baixa depois de ter sido noticiado que o número de mortos ascenderia a 93).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tsipras estava sob pressão desde a semana passada, em particular pelos setores da oposição, por apenas ter reconhecido a “responsabilidade política” do dramático incêndio que se propagou muito rapidamente de uma colina em direção à localidade de Mati e arredores, numa região de ravinas e junto ao mar.

Em paralelo, Tsipras reuniu-se esta sexta-feira com o ministro da Energia e do Ambiente, George Stathakis, que o informou sobre a decisão de demolir estruturas ilegais que afetam a segurança pública, com 61 demolições já aprovadas na região da Ática, onde se inclui a capital Atenas e as zonas atingidas pelos fogos de julho.

O gabinete de Tsipras precisou que as demolições vão decorrer em coordenação com as administrações locais, e ainda através de nova legislação.

As notificações já estão foram preparadas e iniciadas as demolições de 27 edifícios ilegais em Mandra construídos sobre cursos de água, 21 paredes e barreiras que bloqueavam o acesso a praias, e 13 habitações erguidas em zonas de reflorestação.