(Veja a fotogaleria acima com as imagens da chuva de estrelas em várias partes do mundo)
Durante a noite deste domingo para segunda-feira, quem olhou para o céu, especialmente entre as 21 e as 8 horas, reparou numa chuva de estrelas que não se vê todos os dias. Nos quatro cantos do mundo, e sobretudo nos locais mais afastados das cidades, com menos luz e um céu mais limpo, a chuva de meteoros, mais conhecida como chuva de Perseidas, juntou vários amantes de astronomia, de fotografia ou simples curiosos que não quiseram perder um céu diferente.
Mas, este não é um acontecimento novo: a chuva de Perseidas é um evento que marca presença anualmente no mês de agosto. Este ano, a fase de lua nova ajudou, deixando o céu mais escuro para a observação a olho nu.
Em Portugal, as Perseidas surgiram “de forma tímida e constrangida” e quem se preparou para fotografar uma verdadeira chuva de meteoros teve ficar várias horas à espera. Um fotógrafo amador publicou no Facebook o resultado de uma noite passada em Branca, no concelho de Albergaria-a-Velha, em Aveiro.
Na Barragem do Alqueva, no Alentejo, também houve quem olhasse para os céus, numa noite de “muitas estrelas cadentes”.
https://www.instagram.com/p/BmYQHaoBGtg/
Também do Torrão, em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, chegaram imagens 360º, que permitem uma visão geral sobre o céu estrelado que se viveu na região.
Se não viu a chuva de estrelas ou viu e gostava de rever, a NASA esteve em direto durante 4 horas a partir do seu centro em Huntsville, nos Estados Unidos.
Nas redes sociais, foram várias as pessoas que aproveitaram para mostrar a sua perspetiva da chuva de Perseidas. No Canadá, por exemplo, um utilizador do Instagram colocou uma fotografia e aconselhou: “Se tiverem a oportunidade, venham cá fora esta noite e saiam da cidade para ver um espetáculo”.
https://www.instagram.com/p/BmaLK7THjC0/?tagged=perseidmeteorshower
https://twitter.com/ETEJSpotter/status/1028772305890095104
[Veja neste vídeo como a noite de domingo foi iluminada pela “chuva de estrelas”]
Um pouco por todo o mundo houve também quem tivesse planeado passar a noite nos sítios onde melhor se poderia ver a chuva de estrelas. Em Oakland, nos Estados Unidos, centenas juntaram-se para observar o céu. O evento esgotou, com mais de 500 participantes e, entre eles, foram vários os que ficaram a dormir no local.
https://twitter.com/liliankim7/status/1028849459063480320