Mudança da Hora

Bruxelas vai propor fim da mudança de hora na União Europeia

2.749

Jean-Claude Juncker disse ao canal de televisão alemão ZDF que a Comissão Europeia vai propor formalmente o fim da mudança de hora na União Europeia.

STEPHANIE LECOCQ/EPA

A Comissão Europeia vai propor formalmente o fim da mudança de hora na União Europeia, revelou o presidente Jean-Claude Juncker ao canal de televisão alemão ZDF.

O anúncio surge depois da realização de um inquérito não vinculativo, feito a nível comunitário, entre os dias 4 de julho e 16 de agosto. Os resultados da sondagem sobre a mudança horária ainda não foram divulgados oficialmente mas, segundo o jornal alemão jornal Westfalenpost, mais de 80% dos inquiridos admitiram não querer que a hora mude, preferindo manter sempre o mesmo horário. Terão participado no inquérito cerca de 4,6 milhões de pessoas, sendo que três milhões terão sido cidadãos alemães.

“Levámos a cabo um inquérito, milhões de pessoas responderam e acreditamos que, no futuro, o horário de verão deve durar o ano inteiro, e será isso que vai acontecer”, disse Juncker à ZDF, citado pelo Deutsche Welle. “As pessoas querem-no, vamos fazê-lo.”

Em fevereiro, o Parlamento Europeu pediu à comissão que avaliasse a possibilidade de acabar com a mudança horária, uma resolução que tem vindo a ser pedida por países como a Finlândia e a Lituânia. Como explica o El País, as leis comunitárias obrigam os membros da União Europeia a adiantarem os relógios uma hora no último domingo de março e a atrasarem-nos no último domingo de outubro para acompanhar a evolução da luz do dia. Entre os argumentos usados pelos defensores da mudança de hora está a poupança de energia, uma maior segurança nas estradas e mais tempo de lazer antes de anoitecer.

No entanto, Bruxelas acredita que algumas das razões apontadas têm pouco ou nenhum efeito na economia. No que diz respeito à poupança de energia provocada pela mudança de hora no verão, os estudos consultados pela Comissão Europeia defendem que esta é de 0,5 a 2,5% e que não é claro que o risco de acidentes automóveis diminuam. Mais certo parece ser o impacto negativo no corpo humano, na forma de fadiga ou falta de concentração.

Segundo o El País, a proposta da comissão terá de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e depois pelo Conselho Europeu.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rcipriano@observador.pt
Mudança da Hora

Vai mudar a mudança? /premium

Nuno Crato

A Comissão Europeia promoveu uma consulta sobre a mudança da hora, entre o horário normal e o de verão. Parece que muita gente ficou agradada, mas talvez a emenda seja pior que o soneto.

Mudança da Hora

Hora de verão sempre /premium

Maria João Marques
231

Desta vez, a UE acertou. Os daylight savingsforam um estratagema magicado na altura do uso intensivo do carvão para poupar energia. O que não é exatamente uma descrição apurada do mundo atual.

Educação

Mais vale acabar

João Pires da Cruz

Damos atenção aos direitos de todos menos aos daqueles que são mais preciosos, os nossos filhos. Gastamos dinheiro em tudo, menos no que é impossível substituir, o tempo das nossas crianças aprenderem

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)