Mudança da Hora

Mais de 80% dos europeus querem acabar com a mudança de hora

1.130

Só um em cada cinco cidadãos europeus querem manter a mudança de hora que acontece duas vezes por ano, a julgar pela sondagem online que esteve disponível entre 4 de julho e 16 de agosto.

© André Correia

Os conceitos de “hora de inverno” e de “hora de verão” podem passar brevemente à história, na Europa. Uma sondagem online que esteve disponível entre 4 de julho e 16 de agosto apurou que mais de 80% dos inquiridos gostariam que as mudanças de hora fossem abolidas. Os resultados ainda não foram divulgados oficialmente, mas esta foi a informação transmitida por fontes europeias ao jornal Westfalenpost, via Deutsche Welle.

Participaram na sondagem cerca de 4,6 milhões de pessoas, sendo que três milhões terão sido cidadãos alemães, segundo a informação transmitida por fontes bem informadas de Bruxelas que falaram com o Westfalenpost. Os dados devem ser divulgados oficialmente esta quinta-feira.

Todos os anos, os estados-membros da União Europeia (onde existem três fusos horários diferentes) atrasam ou adiantam uma hora ao relógio, respetivamente no último fim de semana de março e no último fim de semana de outubro. Mas o Parlamento Europeu pediu, em fevereiro, pediu uma reavaliação desta prática admitindo que a mudança de hora pode provocar “consequências negativas para a saúde humana”. O resultado da sondagem poderá reforçar as expectativas de que a mudança de hora possa ser uma prática com os dias contados.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ecaetano@observador.pt
Mudança da Hora

Vai mudar a mudança? /premium

Nuno Crato

A Comissão Europeia promoveu uma consulta sobre a mudança da hora, entre o horário normal e o de verão. Parece que muita gente ficou agradada, mas talvez a emenda seja pior que o soneto.

Mudança da Hora

Hora de verão sempre /premium

Maria João Marques
231

Desta vez, a UE acertou. Os daylight savingsforam um estratagema magicado na altura do uso intensivo do carvão para poupar energia. O que não é exatamente uma descrição apurada do mundo atual.

Abusos na Igreja

Católicos anticlericais precisam-se

António Pimenta de Brito

Tristemente e depois de vários países com centenas, milhares de casos e figuras altas da Igreja acusadas e condenadas, os negacionistas ainda existem. Sejam eles noutros países, mas no nosso também.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)