O presidente da República angolano, João Lourenço, vai fazer a sua primeira visita oficial a Portugal em novembro, avança o jornal Público. João Lourenço vai estar dois dias em Lisboa, a 23 e 24 de Novembro, dois meses depois da próxima visita de António Costa a Angola, que ocorre de 16 a 18 de Setembro.

A visita deverá marcar o fim do mau estar nas relações entre os dois países, depois da tensão diplomática criada na sequência da Operação Fizz, que envolvia o vice-presidente angolano, Manuel Vicente.

Um juiz que chorou, um arguido ameaçado de morte e testemunhas que desapareceram. As curiosidades do julgamento Fizz

Em maio deste ano, quando o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu enviar o processo de Manuel Vicente para Luanda, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, saudou este desfecho, utilizando também a expressão de António Costa, que classificou a relação como um “irritante” entre dois países. “Esta decisão(..), permite que a relação em Portugal e Angola passe para o nível mais alto possível do relacionamento”, disse Santos Silva. “Tem um efeito muito positivo na política externa”, acrescentou o chefe da diplomacia portuguesa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR