803kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Operação Fizz

Operação Fizz

Figueira: Supremo nega recurso pendente

Supremo garante que não existe nenhum recurso pendente de Orlando Figueira, ao contrário do que a defesa do ex-procurador garante. Fonte judicial assegura que mandado de detenção já foi emitido.
Operação Fizz

Orlando Figueira preso nas próximas horas

Mandados de condução à cadeia serão cumpridos pela PSP. Ex-procurador foi condenado a seis anos e oito meses de prisão por vários crimes e a decisão transitou agora em julgado.
Operação Fizz

Orlando Figueira cada vez mais perto da prisão

Apesar do Supremo Tribunal de Justiça ter rejeitado a reclamação, Orlando Figueira poderá ainda tentar recorrer ao plenário desta instância, para adiar o cumprimento da pena.
Operação Fizz

Operação Fizz. Reclamação de Figueira adia pena

A Operação Fizz está relacionada com pagamentos de Manuel Vicente e a oferta de emprego a Orlando Figueira como assessor jurídico do BPA. Figueira conseguiu adiar o cumprimento da sua sentença.
Justiça

Supremo rejeita recurso de Orlando Figueira

Decisão deve levar cumprimento da pena de prisão de 6 anos e 8 meses a que o procurador foi condenado na primeira instância, por corrupção e branqueamento de capitais, entre outros crimes.
Operação Fizz

Operação Fizz. Afastamento de juíza da Relação

Paulo Amaral Blanco invocou que a desembargadora "possui relação de proximidade" e privou "de perto" com a procuradora do Ministério Público.
Operação Fizz

Recurso de procurador na Relação dois anos depois

O recurso do procurador do Ministério Público Orlando Figueira condenado há mais de dois anos no âmbito da Operação Fizz foi distribuído no Tribunal da Relação de Lisboa na passada sexta-feira.
Operação Fizz

Fizz. Orlando Figueira quer tratamento especial

O magistrado em licença sem vencimento que foi condenado por corromper o ex-vice-Presidente angolano, Manuel Vicente, recorreu da decisão e voltou à magistratura. Agora quer tratamento especial.
Operação Fizz

Fizz. Orlando Figueira diz que é "dano colateral"

O ex-procurador, condenado por corrupção na Operação Fizz, diz que não passou de um peão num "jogo político em Angola", engendrado para "emporcalhar o nome" do então vice-presidente Manuel Vicente.
Operação Fizz

Orlando Figueira colocado num tribunal nos Açores 

Condenado em primeira instância por crimes de corrupção, o ex-procurador do DCIAP foi agora colocado no Tribunal de Execução de Penas de Ponta Delgada. Deputado do PS diz que é "uma vergonha".
Operação Fizz

MP vai investigar Proença de Carvalho

Pedido para iniciar a investigação foi assinado sexta-feira pela procuradora do julgamento do caso Fizz, que envolve o ex-vice-presidente angolano Manuel Vicente e um magistrado já condenado.
Operação Fizz

Orlando Figueira processa Proença de Carvalho

O procurador, que foi condenado por corrupção, avançou com uma ação cível contra o advogado Proença de Carvalho e o banqueiro Carlos Silva. Pede uma indemnização de 15 milhões de euros.
Angola

Mal-entendido entre Portugal e Angola "é passado"

"Agora estamos a olhar para a frente", referiu Francisco Queirós. Segundo o ministro da Justiça de Angola, o bom senso e a lei prevaleceram no caso "Operação Fizz".
Operação Fizz

Operação Fizz. Paulo Blanco recorre de condenação

Paulo Blanco interpôs o recurso por não se conformar com a decisão do Tribunal e por discordar do teor do acórdão de primeira instância. Advogado foi condenado a quatro anos e quatro meses de prisão.
Operação Fizz

Orlando Figueira quer voltar à magistratura

O magistrado condenado por corrupção já recorreu da decisão e enquanto espera o veredicto quer voltar ao seu lugar no Ministério Público. Já escreveu a Lucília Gago a perguntar onde há vaga.
Operação Fizz

Angola nega estar a proteger Manuel Vicente

O Presidente angolano afirmou que cabe à justiça pedir o levantamento da imunidade parlamentar de Miguel Vicente à Assembleia. O agora deputado está acusado de alegados crimes de corrupção ativa.
Operação Fizz

Sonangol desmente juízes da Operação Fizz

"Não é verdade que a Sonangol tenha qualquer espécie de relação, direta ou indireta, com a Primagest", escreve a petrolífera angolana em comunicado, desmentindo os juízes da Operação Fizz.
Operação Fizz

Fizz. Tribunal não perdoou Manuel Vicente

Processo relativo ao ex-governante será investigado em Angola, mas os juízes portugueses que condenaram o magistrado Orlando Figueira apontam-no, sem dúvidas, como corruptor.
Operação Fizz

Acórdão Fizz. As nove mentiras de Orlando Figueira

O tribunal desvalorizou por completo a versão que o magistrado apresentou em quase um ano de julgamento e condenou-o por ter sido subornado pelo ex-vice-Presidente angolano Manuel Vicente.
Operação Fizz

Magistrado condenado por suborno de Manuel Vicente

Orlando Figueira enfrenta pena efetiva de seis anos e oito meses de cadeia. O tribunal condenou também, mas com pena suspensa, o advogado Paulo Blanco, e absolveu Armindo Pires.
Operação Fizz

Sentença marcada para 7 de dezembro

Ministério Público só vai extrair certidões em nome do advogado Proença de Carvalho e do banqueiro Carlos Silva depois da leitura do acórdão.
Operação Fizz

Arguido Orlando Figueira volta a depor em tribunal

Após alterações não substanciais dos factos propostas pelo juiz, o ex-procurador do Ministério Público e arguido no processo Operação Fizz Orlando Figueira pediu para voltar a prestar declarações.
Operação Fizz

Ligação Sonangol/BPA leva Figueira a falar de novo

Sentença chegou a estar marcada, mas os juízes decidiram fazer alterações pontuais aos factos, que parecem sustentar a tese da acusação. Mudanças melindraram o magistrado, que quer defender-se.
Operação Fizz

Porque é que a sentença do caso Fizz foi adiada?

Juiz decidiu corrigir presencialmente alguns lapsos descritos no despacho de acusação e defesa pediu um prazo para se pronunciar. Sentença não será marcada nas próximas duas semanas.
Operação Fizz

Operação Fizz. Orlando Figueira conhece a sentença

O julgamento da Operação Fizz começou a 22 de janeiro e assentou na acusação de que Orlando Figueira, que esteve em prisão preventiva, recebeu 760 mil euros para arquivar processos no DCIAP.
Angola

Presidente angolano visita Portugal em novembro

A visita deverá marcar o fim da tensão diplomática entre os dois países, criada na sequência da Operação Fizz, que envolvia o vice-presidente angolano, Manuel Vicente.
Observador Summer Sessions

"Se o cliente me mentir, sai porta fora"

Dá-se ao "luxo" de recusar vários casos por ano. Já foi ameaçado e insultado em tribunal. Rui Patrício é o advogado dos poderosos, mas não tem só casos de "colarinho branco".
Operação Fizz

MP não quer alegações escritas no processo

Magistrado acusado de ter sido corrompido por Manuel Vicente pediu para juntar ao processo versão escrita das alegações finais, mas a procuradora do Ministério Público opôs-se. Juiz ainda não decidiu.
Operação Fizz

As 11 curiosidades do julgamento do caso Fizz

Testemunhas que desapareceram, insultos a advogados, guerra no Ministério Público. O Observador escolheu onze pormenores que marcaram as 50 sessões do caso Fizz, o julgamento do ano.
Operação Fizz

Fizz. Como o caso que atingiu Angola se esvaziou

O governante angolano, Manuel Vicente, foi acusado de corromper um magistrado português, mas acabou por não se sentar no banco dos réus. O MP pediu envergonhadas penas suspensas. Decisão em outubro.
Operação Fizz

Fizz. Angolana só avança com processo em papel  

A Procuradoria-Geral de Angola recebeu de Lisboa a certidão digital integral do processo, mas argumenta que o formato digital está fora do ordenamento jurídico angolano.
Operação Fizz

MP vai investigar Carlos Silva e Proença 

Alegações finais terminaram com procuradora do MP a prometer extrair certidões contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho. Serão investigados noutro processo. Sentença em outubro
Operação Fizz

MP pede pena suspensa até 5 anos para magistrado

Ao 1º. dia de alegações finais, procuradora pediu uma pena suspensa igual para o procurador e para advogado e a absolvição de Armindo Pires. E chegou uma carta anónima que fala em Proença de Carvalho.
Operação Fizz

MP quer que juiz chame Rosário Teixeira 

Coletivo recusa ouvir procurador enquanto testemunha por ter tido intervenção no processo. MP recorre para a Relação e lembra que juíza que integra coletivo também participou em buscas no inquérito.
Operação Fizz

PJ diz que investigou Manuel Vicente "googlando"

Inspetor da PJ diz que ligou empresa que pagou ao magistrado Orlando Figueira a Vicente através de "fontes abertas", nomeadamente de notícias. Também vigiou casa de Carlos Alexandre sem saber
Ana Gomes

Jornal de Angola diz que Ana Gomes irrita relações

Para o jornal, Ana Gomes é "uma das vozes desestabilizadoras, do tipo ervas daninhas" das relações entre Angola e Portugal, acusando a eurodeputada de fazer uma "cruzada" contra o Estado angolano.
Operação Fizz

Tribunal diz ter provas suficientes para decidir

Os juízes decidiram não insistir com a audição dos donos da Primagest, a empresa central no processo, por já terem provas suficientes para uma decisão. Mas segunda-feira ainda são ouvidos dois PJ.
Polícia Judiciária

Juiz do caso Fizz recusa pagar à PJ. Não é o único

Magistrados interpretam de forma diferente portaria de 2011 que define os valores a pagar, por isso a PJ nunca sabe se lhe pagam ou não. Depende do entendimento. Juízes concordam que falta legislação.
Mundo

Angola já nomeou embaixador em Portugal

Carlos Alberto Fonseca já estava escolhido, mas a sua nomeação oficial só se confirmou esta quinta-feira. Mal estar diplomático devido ao processo de Manuel Vicente terá contribuído para a demora.
Operação Fizz

O extraordinário desfecho do caso Manuel Vicente

O combate à corrupção tem implicações económicas mas é uma luta por valores de que não se deve abdicar. Este caso evidencia como tal luta pode soçobrar quando depara com interesses que falam mais alto

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 99€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa