Rádio Observador

Política

António Costa já faz contas aos ministros do próximo governo caso vença em 2019

180

Quem fica no Governo em 2019, se o PS ganhar as próximas eleições legislativas? Apenas 8 dos atuais 16 ministros terão lugar garantido, segundo uma notícia do Público.

MÁRIO CRUZ/LUSA

O primeiro-ministro, António Costa, quer que Augusto Santos Silva continue como ministro dos Negócios Estrangeiros, pelo menos até ao fim da próxima presidência portuguesa da União Europeia, caso o PS ganhe as eleições legislativas de outubro de 2019. Além deste, António Costa quer também manter Mário Centeno como ministro das Finanças. A lista de 8 ministros que deverão continuar em funções após as próximas eleições é avançada pelo jornal Público, na edição desta segunda-feira, citando hipóteses de reconfiguração ministerial que “estão já a ser gizadas”, pelo “núcleo duro do primeiro-ministro”.

De acordo com o jornal, há igualmente certezas quanto à manutenção de João Gomes Cravinho, recém-nomeado ministro da Defesa, Siza Vieira, como ministro adjunto do primeiro-ministro e, simultaneamente, da Economia, e João Matos Fernandes, como ministro do Ambiente (que, a partir das alterações feitas no Governo no passado dia 14 de outubro, ganhou a Transição Energética).

Três outros nomes avançados deverão continuar no governo, mas não se sabe se mudarão de pasta: são os casos de Eduardo Cabrita, ministro adjunto até há um ano e estando agora na pasta da Administração Interna, Pedro Marques, atual ministro do Planeamento e das Infraestruturas, e Graça Fonseca, ministra da Cultura.

Já quanto a Vieira da Silva, atual ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, aponta-se a hipótese de ele sair para eventualmente voltar depois e substituir Mário Centeno nas Finanças, caso seja necessário.

Não são referidos nesta lista como garantidos 7 dos atuais ministros do governo: são eles Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência, Francisca Van Dunem, ministra da Justiça, Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tiago Brandão Rodrigues, da Educação, a recém-chegada Marta Temido, da Saúde, Capoulas Santos, da Agricultura, e Ana Paula Vitorino, do Mar.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)