O lucro do Santander Totta subiu 16% nos primeiros nove meses deste ano, face ao período homólogo, para 384,9 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira o banco liderado por António Vieira Monteiro.

A evolução anual da conta de resultados e do balanço reflete o impacto da integração do ex-Banco Popular Portugal concluído a 14 de outubro, refere uma informação o Santander Totta. Este processo, que se tinha iniciado em janeiro com o rebranding de todas as agências e a incorporação de todos os empregados na estrutura do Banco, foi concluído no dia 14 de outubro com a integração tecnológica e operacional. O crédito ascendeu a 41,3 mil milhões de euros, subindo 17,1% em relação ao período homólogo.

Os recursos de clientes totalizaram 39,5 mil milhões de euros, o que equivale a uma subida anual de 22%, fruto dos aumentos de 21% em depósitos e de 27,5% em recursos fora de balanço, tendo estabilizado em relação ao final do trimestre anterior.

A margem financeira totalizou 654,8 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 26,9% face ao período homólogo, enquanto as comissões líquidas ascenderam a 277,3 milhões de euros, subindo 11,4% face a setembro de 2017. Por seu turno, refere o Santander Totta, os resultados em operações financeiras diminuíram 44,3%, atingindo 54,4 milhões de euros.

O produto bancário e os custos operacionais registaram incrementos anuais de 14,1% e 18,6%, respetivamente, pelo que o rácio de eficiência aumentou 1,8 pontos percentuais, fixando-se em 47,5%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR