É público que a rainha Letizia, mulher do rei Filipe VI, tem uma relação complicada com os seus sogros e anteriores reis, Juan Carlos I e Sofia da Grécia e Dinamarca. Na verdade, quem segue atentamente a vida dos membros da corte espanhola garante que poucos são os elementos da família real que se dão bem. O catalão El Nacional resume as divergências de forma curiosa: “No fundo odeiam-se todos: Sofia com Juan Carlos I, Sofia com Letizia, Letizia com Juan Carlos I, Letizia com [a infanta] Cristina, Letizia com Elene e um grande etcetera“.

As tensões são grandes e terão resultado numa decisão polémica de Letizia, escreve o jornal digital El Español. A rainha de Espanha terá decidido revelar uma imagem oficial de um encontro da família real, aquando da recente celebração dos 80 anos da sua sogra (no início deste mês, dia 2 de novembro), em que o antigo rei Juan Carlos I surge não apenas desfavorecido, mas notoriamente “aleijado”. Basta olhar para a perna direita de Juan Carlos I para o perceber.

O antigo rei de Espanha, que também tem 80 anos tal como a mulher e que abdicou do trono há apenas quatro anos, foi submetido em abril a uma intervenção cirúrgica. Desde aí, Juan Carlos I tem grandes dificuldades de mobilidade, caminhando com o apoio de uma bengala. O antigo rei ter-se-á recusado a ser fotografado “sentado”, preferindo ficar de pé. O resultado não foi o melhor e há quem veja na decisão de Letizia em divulgar a fotografia à imprensa uma espécie de “vingança” face às divergências com os sogros.

Também Sofia terá tido a sua vingança no aniversário, refere o El Español. A mulher de Juan Carlos I, a quem a imprensa espanhola já chamou “a rainha humilhada” devido aos alegados casos extraconjugais de Juan Carlos I e aos muitos relatos sobre o afastamento do antigo rei em relação a Sofia, terá feito com que o seu filho Filipe “obrigasse o pai a assistir ao encontro pelos seus 80 anos e a posar para uma fotografia cujo resultado, se fosse supervisionado pelo rei emérito, não teria visto a luz do dia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao jornal espanhol, uma fonte “muito próxima de Juan Carlos I” disse mesmo: “Apesar de ele insistir em não querer aparecer com a bengala, a foto é uma má jogada para ‘O Chefe’. Vê-se claramente que se passa alguma coisa com a sua perna. Quem tem a decisão final sobre que foto deve ser enviada aos meios é ela, a rainha Letizia. (…) O rosto de Juan Carlos I reflete a pouca vontade que tinha em estar presente neste momento”. A mesma pessoa terá sublinhado um paradoxo curioso: o normal, num caso destes, é que “seja o pai a pedir aos filhos que venham ao aniversário da mãe”. Nesta família, contudo, “as coisas são diferentes” — e terá sido o filho a exigir ao pai que estivesse presente, para não dar origem a mais polémicas e a mais falatório na imprensa sobre a relação dos antigos reis.

Almuerzo familiar en el Palacio de La Zarzuela con motivo del 80 aniversario de Su Majestad la Reina Doña SofíaPalacio de La Zarzuela. Madrid, 02.11.2018

Posted by Familia Real Española on Friday, November 2, 2018