A Força Aérea Portuguesa acompanhou esta segunda-feira de manhã um avião da companhia aérea holandesa Transavia, que declarou emergência depois de descolar do Funchal, até ao Aeroporto de Faro.

O Boeing 737, que transportava 149 passageiros a bordo, “comunicou problemas de pressurização quando fazia a ligação com Amesterdão, tendo divergido e aterrado em segurança no Aeroporto de Faro pelas 12h51. O voo foi escoltado pelas aeronaves F-16”, informou a Força Aérea em comunicado.

A Força Aérea ativou ainda o sistema primário de Busca e Salvamento, composto por helicópteros EH101, durante a operação. O ministro da defesa, João Cravinho, partilhou no Twitter que “é muito ter duas emergências em dois dias” e referiu, “a Força Aérea estava preparada”.

Esta é a segunda aeronave a ter de ser desviada do seu destino em Portugal em menos de 24 horas. No domingo, o avião de passageiros Embraer-ERJ da Air Astana, a companhia aérea do Cazaquistão, foi acompanhada pela Força Aérea até à base militar de Beja depois de ter tido dificuldades em aterrar no aeroporto de Lisboa. O avião, que tem capacidade máxima para 120 passageiros, tinha estado em Alverca em manutenção nas oficinas da OGMA exatamente porque estava com problemas eletrónicos.

“Mayday, mayday”. A história do avião que esteve “incontrolável” mas fez “aterragem limpíssima” em Beja

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR