Espanha não vai assinar o acordo final do Brexit se este não estipular claramente que a questão de Gibraltar não faz parte das negociações entre o Reino Unido e a União Europeia, mas fará parte sim de uma questão bilateral a ser negociada entre os dois países, disse esta segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Josep Borrell.

Theresa May conseguiu chegar a um acordo de princípio com a União Europeia sobre o ‘divórcio’ do Reino Unido da União Europeia, mas o acordo está a ser contestado dentro e fora de portas e ainda há várias questões para desbloquear para que este seja aprovado.

O governo espanhol lançou esta segunda-feira mais dúvidas sobre a aprovação desse acordo devido a questão de Gibraltar, um território disputado entre o Reino Unido e Espanha, numa altura em que o governo espanhol está a ser alvo de contestação interna por estar a ser demasiado brando nesta questão.

Segundo ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, sem garantir claramente que Gibraltar não fará parte do acordo do Brexit, os espanhóis não assim o acordo.

“As negociações entre o Reino Unido e a União Europeia não se estendem a Gibraltar. As futuras negociações relativas a Gibraltar são negociações separadas”, disse o responsável. “É isto que tem de ser tornado claro. Até termos a futura declaração e sabermos o que ela diz, e se concordamos ou não, não vamos aprovar o acordo de saída” do Reino Unido, garantiu.

O Reino Unido e a União Europeia chegaram a um acordo de princípio para este ‘divórcio’, mas o governo espanhol quer que a declaração que irá acompanhar o acordo inclua um veto à inclusão de Gibraltar.

De Gibraltar, a reação à posição espanhola espelha o desconforto dos seus responsáveis. Fabian Picardo, o líder da região, eleito pelo Parlamento de Gibraltar, mas que responde à coroa britânica, disse eu recebeu garantias do governo britânico de que Gibraltar fará parte do acordo e diz que “não é surpresa nenhuma ver o governo espanhol a levantar questões no último minuto”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR