O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, expressou esta quinta-feira ao Presidente angolano, João Lourenço, o interesse em iniciar um novo ciclo de cooperação em vários domínios.

O interesse vem expresso numa mensagem dirigida a João Lourenço e entregue ao Presidente angolano pela também nova ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades são-tomense, Elsa Pinto, que chegou esta quinta-feira a Luanda para apresentação de cumprimentos.

Elsa Pinto, à saída do encontro, disse aos jornalistas que o chefe de Governo são-tomense está “aberto para iniciar um novo ciclo de cooperação” com Angola.

A chefe da diplomacia são-tomense, que foi mais tarde recebida pelo homólogo angolano, Manuel Augusto, considerou Angola como um “parceiro fundamental” para o desenvolvimento e consolidação da democracia em São Tomé e Príncipe, país insular que conta com cerca de 192 mil habitantes.

A 3 de dezembro, o Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, empossou o 17.º Governo Constitucional são-tomense, liderado por Jorge Bom Jesus, que integra 12 ministérios e duas secretarias de Estado.

O novo governo são-tomense saiu das eleições gerais de 6 de outubro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR