Rádio Observador

Ucrânia

Ucrânia. Ex-primeira ministra Yulia Timoshenko anuncia candidatura à Presidência

De acordo com sondagens recentes, Yulia Timoshenko é a favorita na corrida. Ex- primeira ministra acredita que Ucrânia está entrar "em uma nova época de sucesso".

Yulia Timoshenko, ex-primeira ministra

STEPAN FRANKO/EPA

A ex-primeira-ministra ucraniana Yulia Timoshenko anunciou esta terça-feira a sua candidatura às presidenciais de 31 de março, disputando o cargo com o Presidente em exercício, Petro Poroshenko, e sendo a favorita na corrida, de acordo com sondagens recentes.

“Sou candidata à Presidência”, disse Yulia Timoshenko em Kiev, diante de centenas de pessoas numa reunião do seu partido Batkivchtchina (Pátria).

“Hoje, estamos a entrar em uma nova época de sucesso, de felicidade e de prosperidade (…). Nós começamos verdadeiramente a dar um passo à frente na Ucrânia, em direção à sua grandeza”, acrescentou,

“Talvez, eu esteja às vezes errada, mas estou errada com sinceridade”, disse a candidata presidencial.

Num ambiente de comemoração, centenas de pessoas estiveram reunidas, incluindo o marido e a filha da ex-primeira-ministra e empresária.

Alguns manifestantes carregavam a bandeira azul e amarela da Ucrânia e outros seguravam cartazes em que podia ler-se “Acredite na Ucrânia!”, acompanhado pelo coração vermelho, símbolo do partido.

Numa transmissão de vídeo durante a reunião, o ex-Presidente georgiano Mikheil Saakashvili apoiou a sua candidatura.

“Ela é uma lutadora incansável pela Ucrânia e pelos interesses dos ucranianos”, disse Mikheil Saakashvili, que já foi governador da região de Odessa e que acabou por se desentender com Petro Poroshenko e sido expulso da Ucrânia em 2018.

De acordo com as últimas sondagens, Poroshenko, que ainda não anunciou oficialmente a sua candidatura, está apenas atrás de Yulia Timoshenko, que foi candidata em 2010 e 2014.

Na segunda-feira, um primeiro candidato, o ator Volodymyr Zelensky, apresentou oficialmente a sua candidatura.

A primeira volta das eleições será realizada a 31 de março e a segunda, se for necessário, duas semanas depois.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)