Nancy Pelosi, líder da Casa dos Representantes, refutou esta quarta-feira a intenção de Donald Trump em concretizar o discurso do Estado da União, escreve a CNN. Em resposta à carta enviada pelo presidente dos EUA, onde este declarava querer discursar perante o Congresso no próximo dia 29 de janeiro, como inicialmente previsto, Pelosi afirmou que não permite a concretização do discurso enquanto o governo norte-americano se mantiver paralisado.

A resposta de Pelosi chegou horas depois da intervenção de Donald Trump, que pretende avançar com o chamado discurso do Estado da União, o equivalente à versão nacional do Estado da Nação.

A democrata Nancy Pelosi enviou uma carta a Donald Trump no passado dia 3 de janeiro a convidar o presidente a discursar. Contudo, treze dias depois Pelosi enviou uma segunda carta na qual expressou preocupações ao nível da segurança com a vinda de Trump ao Capitólio, tendo em conta que o shutdown (paralisação do governo federal por falta de verbas) já levava um mês.

Donald Trump esclarecia na carta que enviou esta quarta-feira que, de acordo com os Serviços Secretos, não havia motivos para preocupações em termos de segurança.

EUA. Discurso do Estado da Nação “está cancelado” por causa do shutdown

“Assim, vou honrar o seu convite e cumprir o meu dever constitucional, ao fornecer informação importante às pessoas e ao Congresso dos EUA sobre o Estado da nossa União”, lia-se na carta de Trump desta quarta-feira. O presidente norte-americano dizia ainda que “seria muito triste” para o país se o discurso não fosse feito dentro do prazo e no local estipulado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR