Uma massa de ar gelado chegou aos Estados Unidos da América (EUA) e as temperaturas estão perigosamente próximas de mínimos históricos em vários estados do país. Em Wisconsin, Illinois e Michigan foi decretado estado de emergência. Em Chicago, a sensação térmica poderá chegar aos -51ºC ao longo desta quarta-feira. Em diferentes pontos dos EUA, encerraram escolas, negócios, serviços de correios. Em alguns locais do Midwest, os problemas atingem os produtores de cerveja — algumas marcas não vão conseguir fazer chegar o seu produto a pontos de venda, depois de, esta terça-feira, ter havido barris a congelar durante o transporte (e as temperaturas mais baixas ainda estão para chegar). Até o presidente da associação de vendedores de cerveja do Minnesota, Mike Madigan, veio lamentar-se publicamente: disse à CNN que o ideal era ter  “camiões aquecidos”, mas que “poucos distribuidores” os têm.

-57º nos EUA: esta quarta-feira, vai estar mais frio no Minnesota do que na Antártida

A reação mais criativa ao frio, contudo, registou-se em Chicago, no estado do Illinois. Esta quarta-feira de manhã, alguns trabalhadores da cidade decidiram incendiar os trilhos dos caminhos de ferro para garantir que as linhas mantêm-se em condições de permitir viagens de comboio. A solução para evitar falta de transporte e descarrilamento de comboios (devido ao congelamento do solo, que pode afetar gravemente a circulação) é tão engenhosa quanto inusitada — e pode ser vista no vídeo abaixo:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Às recomendações habituais para o frio, juntou-se este ano uma outra, causadora de maior estranheza, mas reveladora da gravidade da chegada da massa de ar gelado (que em circunstâncias normais teria afetado uma região mais a norte: o Pólo Norte) ao país. O departamento de meteorologia de Des Moines, no estado do Iowa, recomendou os moradores para “protegerem os pulmões do ar severamente frio”, para “evitarem respirações fundas” e para “minimizarem as conversas” — isto é, respirarem com menos intensidade e falarem menos.

Também há aqui esteja a tentar lidar com a situação com coragem. O golfista Jerry Kelly, por exemplo, publicou um vídeo a praticar o seu desporto favorito com… -40ºC, mais coisa menos coisa.

Uma outra utilizadora da rede social, que se apresenta como Samantha Overman, “mãe e professora primária”, diz que “pode estar frio suficiente para encerrar a escola”, mas a temperatura ainda permite “experiências científicas em casa”. Esta é uma delas:

O frio sentido nas últimas horas tem também fomentado a popularidade de uma brincadeira que vai sendo partilhada por muitos utilizadores nas redes sociais. O jogo é bastante simples: consiste em atirar água a ferver ao ar e vê-la tornar-se quase instantaneamente neve, devido ao contacto com o ar gelado. Eis alguns exemplos:

Frio nos EUA. Agricultores fazem iglus para as galinhas e sem-abrigo pedem dinheiro para dormirem num motel

Quem tem animais domésticos tem tido dificuldades em levá-los à rua, como vão comentando várias pessoas nas redes sociais e como o vídeo abaixo ilustra: