Os hiperdesportivos fabricados pelos suecos da Koenigsegg figuram entre os mais respeitados do mercado. E o facto de lhes pertencer recordes de velocidade, batendo as tradicionais referências deste reputado segmento, faz maravilhas à imagem da marca.

Se a Koenigsegg é conhecida e respeitada pelos seus feitos, acaba de se associar à NEVS (National Electric Vehicle Sweden), igualmente sueca mas com uma reputação não tão sonante, pois comprou a Saab depois desta falir, para depois desistir da marca a que pretendia recorrer para fabricar veículos eléctricos. Mas como aparentemente tem bastantes fundos disponíveis, adquiriu 20% da Koenigsegg, pelos quais pagou 150 milhões de euros, visando uma parceria que permita o desenvolvimento, em paralelo, de um novo tipo de veículo, com ênfase na electrificação.

Se a Koenigsegg controla a tecnologia, a NEVS possui fundos chineses e as antigas instalações da Saab

A nova empresa, cuja denominação não foi avançada, é pertença da NEVS (65%) e da Koenigsegg (35%), assegurando um daqueles negócios em que todos, aparentemente, saem a ganhar. A NEVS passa a ter acesso a uma tecnologia que não domina, enquanto a Koenigsegg passa a ter abertas as portas da fábrica sueca da NEVS, em Trollhättan, com potencial e espaço para incrementar a sua produção de hiperdesportivos.

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