Um incêndio de grandes proporções no Centro de Treinos do Flamengo, em Vargem Grande, na zona Oeste do Rio de Janeiro, fez pelo menos dez vítimas mortais, todos jovens entre os 14 e os 16 anos, e três feridos. As informações iniciais diziam que entre as vítimas havia quatro jogadores das camadas de formação do clube, quatro funcionários e dois outros jovens que se encontravam em período de testes. Agora, o Globoesporte diz que todos os cadáveres encontrados no local eram de atletas.

Da promessa do futebol ao perseguidor de sonhos. Quem são as 10 vítimas do incêndio no centro de treinos do Flamengo

O vice governador afirmou ao Globoesporte que a provável causa foi um curto-circuito no ar condicionado, mas que ainda será feita uma perícia mais detalhada.

O alerta foi dado às 5h17 da manhã (hora local, 7h17 em Portugal continental), sendo que o fogo foi controlado apenas por volta das 7h. Parte do edifício do clube, também conhecido como Ninho do Urubu, ficou destruído, numa zona próxima da entrada do Centro de Treinos e que era a mais antiga, entre as várias melhorias que foram sendo feitas nas instalações, sobretudo no final de 2018 – aliás, como explica a Folha de São Paulo, essa zona onde ocorreu incêndio deveria ser demolida depois da inauguração da nova ala para o futebol profissional dos cariocas, há cerca de três meses. A equipa principal teria esta manhã treino (9h30). “Temos o local, que é o alojamento, onde os jogadores da base do Flamengo dormiam. A identificação das vítimas é feita posteriormente pela Polícia Civil”, explicou o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Douglas Henaut, à TV Globo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda não existem informações oficiais sobre a identidade das vítimas mortais, numa altura em que os responsáveis do Flamengo se começam a concentrar no local, bem como outros jogadores das camadas jovens do clube, familiares e adeptos, num ambiente de grande consternação. Entre os três feridos, a situação de Jonathan Cruz Ventura, de 15 anos, é a que inspira mais cuidados, por ter cerca de 40% do corpo queimado e estar a ser transferido para uma unidade da especialidade. Cauã Nunes, de 14 anos, já se encontra lúcido, ao passo que Francisco Alves, guarda-redes de 15 anos, continua a fazer exames mas está estável.

Christian Esmério, guarda-redes de 15 anos, é apontado como uma das vítimas pelo Globoesporte. Com apenas 15 anos, era apontado como uma das grandes promessas da sua geração e ia somando internacionalizações nas camadas jovens da seleção brasileira, o que foi despertando a atenção de clubes europeus. “Um dos nomes confirmados é o Christian… Foi para a seleção em dezembro e até fui eu que o levei. Quando ligámos a TV nem quisemos ver nada, viemos logo para cá. O meu filho também podia ser uma das vítimas, a dor destes pais é muito triste. Ele era um grande goleiro, gostava muito dele”, contou aos jornalistas que estão à porta do Centro de Treinos Adelizia Damasceno da Silva, mãe de um jogador das camadas jovens do Fla. Lucas Paquetá, agora no AC Milan depois de vários anos no Flamengo, já comentou a notícia no seu Twitter.

De acordo com o Globoesporte, o incêndio terá começado no quarto de Felipe Cardoso, médio da equipa Sub-17 que chegou esta semana ao Flamengo vindo do Santos. “O ar condicionado começou a pegar fogo e saí a correr, graças a Deus ainda consegui correr e estou vivo”. Jefferson Rodrigues da Silva, dono de uma pensão perto do Centro de Treinos que também alberga jovens jogadores, dirigiu-se ao local para saber informações sobre Caíque, jogador do Tocatins que estava num período de testes no clube, e acrescentou mais alguns pormenores sobre o incêndio. “Ele está bem mas em estado de choque. Estava no alojamento e disse que quando percebeu o que estava a acontecer, nem deu tempo para recolher os seus pertences porque as chamas estavam a alastrar-se rapidamente. Ele perdeu o telemóvel, salvou-se mas está em choque”, contou aos jornalistas no local.

“Como soube ontem [quinta-feira] que não tinha treino hoje [sexta-feira], vim para casa de um amigo meu na Barra. A maioria dos meninos ficou lá. Dos que me pediram para dormir, todos ficaram lá. Deviam estar lá 25 a 30 jogadores”, disse João Pedro da Cruz, jogador da formação do Flamengo que não estava no local mas costumava lá pernoitar.

Trata-se de um dos maiores centros de treino do mundo e um dos mais modernos da América Latina. A estrutura conta com um cinco campos de futebol, alojamentos, ginásio e um parque aquático.

Luiz Antonio Constantino, funcionário do condomínio vizinho ao Ninho, disse ao Globoesporte que ouviu uma explosão quando o incêndio começou: “Às cinco e dez ouvi uma explosão e faltou a luz. Daí começou a ver-se um clarão muito alto e rápido. Os bombeiros chegaram bem mais tarde, deviam ser umas cinco e quarenta quando eles chegaram”.

O pai de um dos atletas, Samuel Barbosa, diz que conseguiu conversar com o filho por telefone e que ele chorava muito. Tinha acordado com o incêndio e chamou o colega Bolívia: “Ele ligou para mim e disse que estava bem”, resumiu o homem, que está à porta do centro de treinos à espera que o filho saia. De acordo com o Globoesporte, “a todo momento chegam atletas, parentes e amigos em busca de informação”. Uma psicóloga da secretaria de saúde está no local.

Oito dos dez cadáveres já foram retirados do local e estão na morgue do hospital de Vitória para serem identificados por testes de ADN.

Os feridos também já começaram a ser transportados para o hospital de Vitória. Um deles, Jonathan Ventura , está em estado grave com queimaduras em entre 30% e 35% do corpo, disse ao Globoesporte o médico responsável pela cirurgia. As queimaduras verificam-se sobretudo no rosto, tórax e nos membros superiores. Foi transferido para o hospital Pedro II, mais preparado para casos de queimaduras.

Os outros dois atletas, Francisco Diogo Bento Alves e Cauan Nunes, foram transferidos para o hospital de Vitória e estão estáveis.

A Federação Carioca de Futebol lamentou o incidente, através de uma publicação no Twitter, e anunciou que irá convocar os representantes de Flamengo e Fluminense para discutirem o adiamento do jogo da meia-final da Taça Guanabara, que se deveria realizar no próximo sábado. Todas as entidades concordaram já que não existem condições para receber o encontro no Maracanã, ficando apenas por conhecer a nova data para a partida entre os dois rivais cariocas.

Entretanto, foram decretados três dias de luto oficial pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pelas vítimas não só do incêndio no Centro de Treinos do Flamengo mas também das chuvas que assolaram a reunião nos últimos dias. “Quero manifestar meu mais profundo pesar por essas tragédias e prestar solidariedade às famílias das vítimas. Que Deus os receba e abençoe”, comunicou o responsável na nota oficial difundida esta manhã.

Nas redes sociais, são várias as figuras a reagir ao sucedido, dos clubes de Rio de Janeiro como o Vasco da Gama, o Fluminense ou o Botafogo a conjuntos brasileiros e internacionais como a Chapecoense, o Real Madrid, o FC Porto e o Sporting, passando por antigos e atuais jogadores brasileiros (com ou sem ligação ao Mengão), casos de Romário, Zico, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Lucas Paquetá, Vinicius, Alexandre Pato, Diego, Gabriel Barbosa ou Júlio César.

“Que tragédia essa com a base do Flamengo. Que choque receber essa noticia aqui do outro lado do mundo. Que tenha sido uma fatalidade. Que Deus conforte os familiares que perderam seus filhos, netos, irmãos, sobrinhos, enfim, parentes. Meninos que sonhavam com um futuro nas suas vidas e muitos em ajudar as suas famílias. Que se apure tudo pois uma tragédia dessas não pode passar em branco. Que a nação rubro-negra tenha força e fé para superar esse momento”, escreveu Zico.

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, enviou um comunicado a lamentar o acidente: “Nesta manhã, tomamos conhecimento da triste tragédia ocorrida no Centro de Treinamento do Flamengo, vitimando jovens vidas que iniciavam sua caminhada rumo à realização de seus sonhos profissionais. Consternado, o Presidente da República se solidariza com a dor dos familiares neste momento de luto”.

O Corinthians recorreu ao Twitter para homenagear o Flamengo: “Estamos em choque com o trágico incêndio no Ninho do Urubu. Neste momento de dor e luto, externamos toda a nossa solidariedade ao @Flamengo, à torcida flamenguista e aos familiares e amigos das vítimas”. O Botafogo começou por partilhar a mensagem: “Hoje não tem rivalidade, não tem disputa, não tem vitória. Estamos todos derrotados e a dor é muito grande. Força ao @Flamengo, às vítimas e a todas as famílias das pessoas envolvidas na tragédia do Ninho do Urubu”. A bandeira do Botafogo foi posta em meia-haste em General Severiano.

(Em atualização)