O serviço da HBO já está disponível em Portugal. A plataforma de streaming disponibiliza os conteúdos da produtora americana. A subscrição tem um custo mensal de 4.99 euros e pode ser feita aqui. O funcionamento é muito semelhante ao de serviços como o da Netflix. Mediante o pagamento de uma mensalidade, o assinante tem acesso a um catálogo de séries, filmes, documentários e outras produções.

Na maioria, o catálogo é feito de conteúdos produzidos pela própria HBO, mas há algumas exceções. Em comunicado oficial é anunciado que séries como “A Guerra dos Tronos” (incluindo a próxima e última série, que se estreia em abril, como anunciado na página de Facebook da HBO Portugal), “True Detective”, “Westworld” e “Big Little Lies” estão disponíveis. Da mesma maneira, clássicos como “Os Sopranos”, “Sexo e a Cidade” ou “The Wire” também fazem parte do catálogo (além de propostas mais recentes, como “Sharp Objects” ou “Succession”) ou filmes como o recente “Brexit”, com Benedict Cumberbatch. Mas há outros estúdios com presença no serviço português: “Patrick Melrose” (Sky/ Showtime), “A Discovery of Witches” (Sky/Sundance TV), “Krypton” e “Deadly Class” (SyFy), “Legacies”, “Roswell: New Mexico”, “All American” e “As Feiticeiras (CW) e “Killing Eve” (BBC America/AMC) são alguns dos casos.

Como acontece com outras plataformas semelhantes, o catálogo está dividido por três grandes categorias: séries, filmes ou kids, esta última com conteúdos infantis. Tanto as séries como os filmes subdividem-se em muitas outras categorias. No caso dos filmes, um dos principais destaques vai para os documentários, desde sempre uma das grandes apostas da HBO.

No novo filme da HBO, Benedict Cumberbatch é o homem que criou o Brexit

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há duas formas de aceder ao serviço da HBO. Ou através da internet (de acordo com o comunicado oficial, em “smartphones e tablets ou PC, LG TV, PlayStation 4, Android TV, Chromecast e Apple TV”) ou através da box do serviço de televisão da Vodafone (da mesma forma que aconteceu quando a a Netflix chegou a Portugal). A mensalidade de 4,99 euros permite que sejam registados cinco ecrãs diferentes numa mesma conta; e que essa conta possa transmitir dois conteúdos em simultâneo. A HBO garante um mês gratuito para todos os assinantes.

Apesar deste anúncio surpresa, há detalhes por esclarecer. Se as estreias vão ser simultâneas no resto do mundo e em Portugal; ou quando vai estar disponível a aplicação para o sistema Android, cujo download não era possível no momento em que o lançamento do serviço foi anunciado (na lista de dispositivos mencionados pela própria HBO no site oficial do serviço não consta o iPhone nem o iPad, aparelhos da Apple, do fabricante americano apenas a Apple TV).

“Os Sopranos” faz 20 anos e eu fui um infiltrado num episódio

Os primeiros sinais de que a HBO estaria a chegar a Portugal apareceram em meados do ano passado, com anúncios de recrutamento por parte da empresa publicados na rede social Linked in. Isto já meses após os canais TV Cine e TV Séries terem ficado sem o exclusivo da distribuição dos conteúdos HBO. Em julho de 2018, fonte da HBO Europe confirmou mesmo ao Observador que o processo de instalação da HBO em Portugal estava a decorrer, ainda sem data confirmada para o lançamento.

Estava já agendada uma conferência de imprensa para esta terça-feira, dia 12, na qual deveria ser confirmada a data e outras especificidades do serviço agora disponível em Portugal, mas a confirmação acabou por ser antecipada. Ainda assim, a conferência de imprensa mantém-se e vai contar com a presença do diretor executivo da HBO Europe, Hervé Payan. Espera-se que sejam feitos esclarecimentos sobre os detalhes a apurar.

David E. Kelley: “O dinheiro não faz a boa televisão”

A HBO junta-se assim à Netflix e à Amazon Prime Video no campeonato dos serviços de video on demand mais populares do mercado internacional que já estão disponíveis em Portugal. Dos quatro grandes fica apenas a faltar a Hulu, que é responsável por séries como “Handmaid’s Tale”. Na televisão portuguesa, serviços como a Fox Play e o AXN Now também estão há muito disponíveis. Ainda durante este ano deverá ser apresentado a nível internacional a plataforma de video on demand Disney +, que agrega os conteúdos deste estúdio americano aos da Marvel e de todo o catálogo Star Wars.