A Aston Martin tem o ‘prato cheio’, no que respeita ao calendário de introdução de novos modelos. Depois de vegetar durante anos, o construtor britânico, finalmente com capital para dar largas à criatividade dos seus engenheiros e designers, está imparável. Em 2019 vai começar a entregar o Valkyrie de 1.176 cv aos clientes que pagaram 2,8 milhões de euros por cada uma das 150 unidades que vão ser produzidas (mais 25 exclusivamente para pista), mas este hiperdesportivo será apenas o início.
Em 2021 será a vez do Valkyrie em ponto pequeno, conhecido de momento apenas com o nome de código 003, começar a ser fabricado, ele que monta um motor V6 biturbo e já tem assegurada uma produção de 500 unidades, por forma a garantir-lhe um preço de 1,1 milhões de euros. Sendo sobrealimentado e híbrido, para poder percorrer alguma distância em modo 100% eléctrico, deverá anunciar 800 cv.
A outra novidade divulgada em Genebra foi o Vanquish, um superdesportivo menos extremista e muito mais luxuoso, mas que na próxima geração a Aston Martin deseja ver com um motor mais possante e montado em posição central. O novo Vanquish, revelado na Suíça como protótipo, denominado Vanquish Vision Concept, tem previsto entrar em produção em 2022, ou seja, um ano depois do 003.
As semelhanças entre o futuro Vanquish e o 003 são por demais evidentes, sendo óbvio que partilham o chassi, mas nenhuma parte da carroçaria, pois (como luxuoso que é) ao Vanquish não serão permitidas tantas liberdades ou concessões à aerodinâmica. O motor deverá ser o mesmo V6 biturbo que serve o 003, provavelmente menos “puxado” para trocar uma potência superior por uma maior suavidade e progressividade a baixo regime.
Contudo, se há quem pense que estas unidades V6 podem derivar do 6.5 V12 concebido e fabricado pela Cosworth, uma vez que se trata de um motor modular que nasceu a partir de um protótipo com apenas 3 cilindros, não falta quem antecipe que, especialmente para este Vanquish, necessariamente menos potente, o V6 biturbo poderá ser metade dos 5.2 V12 da Aston Martin. Sendo tudo uma questão de custos, uma vez que o Vanquish terá o mesmo preço do 003, isto é, 1,1 milhões de euros. Veja aqui como vai ser: