José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) foi recebido hoje pela Polícia Judiciária. O pedido de reunião foi feito pelo próprio Fontelas Gomes. O organismo que tutela a arbitragem nacional confirmou o encontro, mas recusou comentar o motivo do mesmo. O Observador sabe contudo que em causa estará o facto de César Boaventura, empresário ligado ao Benfica, ter anunciado na passada sexta-feira, através de um post no Facebook, que seria João Capela o árbitro do jogo entre o FC Porto e o Marítimo, que aconteceu no sábado. A nomeação do árbitro da Associação de Futebol de Lisboa acabou por ser confirmada pela Liga na manhã de sábado.

SÓ UM AVISOJOÃO CAPELA ARBITRA O JOGO DO PORTO AMANHÃ. Depois do roubo na luz vem mais um escândalo.POR ISSO ANDAM A MARRAR NO MEU MANTO MAS LEVAM É TOURADA!

Posted by César Boaventura on Friday, March 15, 2019

“Só um aviso. João Capela arbitra o jogo do Porto amanhã. Depois do roubo na Luz vem mais um escândalo. Por isso andam a marrar no meu manto mas levam é tourada!”, escreveu César Boaventura na publicação acompanhada pela fotografia do árbitro lisboeta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A reunião de Fontelas Gomes com a Polícia Judiciária surge depois de o jornal Expresso revelar um alegado esquema de corrupção desportiva com apostas desportivas, envolvendo o aliciamento de jogadores do Rio Ave, antes de um jogo com o Benfica.

Segundo o jornal deste sábado, César Boaventura terá oferecido 250 mil euros a Cássio, ex-guarda-redes do Rio Ave, dizendo-se “mandatado por Luís Filipe Vieira”. O guarda-redes terá informado os responsáveis do clube, que não avançaram com o processo. Cássio jogou, o Benfica ganhou (1-0), mas o jogador estará disposto a dizer à PJ que pode testemunhar em tribunal contra o empresário por quem diz ter sido aliciado.

Antes o Expresso já tinha revelado uma situação idêntica denunciada por Lionn, defesa que se encontra hoje no Desp. Chaves depois de seis anos ao serviço do Rio Ave. O brasileiro disse em tribunal, no âmbito de um processo colocado pelo guarda-redes Cássio ao empresário ligado ao Benfica, que o agente também tentou comprá-lo, bem como a mais dois companheiros de equipa, antes do encontro entre os vila-condenses e o clube da Luz.

Lionn diz em tribunal que foi vítima de aliciamento por empresário antes do Rio Ave-Benfica

“César Boaventura tentou comprar-me antes do jogo contra o Benfica. A mim, ao Cássio e ao Marcelo também”, terá dito o brasileiro no Tribunal de Esposende, de acordo com o Expresso. “Vai ter de provar em tribunal o que disse”, respondeu César Boaventura ao mesmo jornal, falando ainda num esquema “montado por alguns jogadores com algumas pessoas do FC Porto e com Bruno de Carvalho [ex-presidente do Sporting]. “Esses jogadores acabaram por ser contratados por clubes com ligações a FC Porto e Sporting”, concluiu Boaventura.