O filme “Raiva”, de Sérgio Tréfaut, conquistou o Prémio Sophia de melhor filme, da Academia Portuguesa de Cinema, e António-Pedro Vasconcelos, o de melhor realizador, na cerimónia realizada na noite de domingo no Casino Estoril.
A longa-metragem de Sérgio Tréfaut, que adapta o romance “Seara de Vento”, de Manuel da Fonseca, num retrato da exploração do trabalho e da injustiça social, liderou a noite ao arrecadar seis prémios, entre os quais o de melhor atriz principal, Isabel Ruth, melhor ator principal, Hugo Bentes, e secundário, Adriano Luz, e melhor fotografia, Acácio de Almeida.
“Raiva”: Sérgio Tréfaut filma “Seara de Vento” para lá do neorrealismo
“Raiva”, filmado no Alentejo, a preto e branco, conquistou ainda o prémio de melhor argumento adaptado, para Sérgio Tréfaut e Fátima Ribeiro, conseguindo assim a vitória na quase totalidade das principais categorias.
“Parque Mayer”, de António-Pedro Vasconcelos, um filme de época sobre o teatro de revista e o Estado Novo, liderava a lista de nomeações, ao ser indicado para 15 prémios, tendo conseguido três: melhor maquilhagem e cabelos (Abigail Machado e Mário Leal) e melhor guarda roupa (Maria Gonzaga), além do Sophia de melhor realização.
Ana Bustorff venceu o prémio Sophia para melhor atriz secundária pela sua interpretação no filme “Ruth”, sobre a vida da antiga glória do Benfica Eusébio da Silva Ferreira. Já o filme “Soldado Milhões” foi distinguido com prémios de melhor argumento original, melhor montagem, melhor efeito especial/caracterização e melhor som.
O Sophia para melhor curta-metragem de ficção foi atribuído a “Sleepwalk”, de Filipe Melo, e na categoria melhor curta-metragem de animação a vitória foi de “Entre Sombras”, de Mónica Santos e Alice Guimarães. Já o prémio para melhor documentário em longa-metragem foi atribuído a “O Labirinto da Saudade”, de Miguel Gonçalves Mendes. “Sara”, por sua vez, venceu o prémio Sophia para melhor série/telefilme.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe esta segunda-feira os vencedores dos prémios do cinema português no Palácio de Belém. Na comitiva que se deslocará à residência oficial do PR estarão também os vencedores dos Prémios Carreira, Lia Gama e Pedro Efe.
Os Sophia, que cumpriram a sétima edição, foram criados pela Academia Portuguesa de Cinema e pretendem reconhecer a produção cinematográfica nacional. Confira abaixo a lista completa dos vencedores deste ano.
Melhor Filme
“Raiva”, de Sérgio Trefaut
Melhor Realizador
António-Pedro Vasconcelos com “Parque Mayer”
António-Pedro Vasconcelos: “Se pudesse, teria feito um filme por ano”
Melhor Atriz Principal
Isabel Ruth com “Raiva”
![](https://bordalo.observador.pt/v2/q:84/rs:fill:560/plain/https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2018/10/31104033/raiva-7.jpg)
Isabel Ruth à direita
Melhor Ator Principal
Hugo Bentes com “Raiva”
![](https://bordalo.observador.pt/v2/q:84/rs:fill:560/plain/https://s3.observador.pt/wp-content/uploads/2018/10/31003709/raiva-13jpg.jpg)
O ator no filme “Raiva”
Melhor Atriz Secundária
Ana Bustorff com “Ruth”
Melhor Ator Secundário
Adriano Luz com “Raiva”
Melhor Argumento Original
Jorge Paixão da Costa e Mário Botequilha – “Soldado Milhões”
Melhor Argumento Adaptado
Sérgio Tréfaut e Fátima Ribeiro, adaptado da obra “Seara do Vento” de Manuel da Fonseca – “Raiva”
Melhor Direção de Fotografia
Acácio de Almeida com “Raiva”
Melhor Montagem
João Braz – “Soldado Milhões”
Melhor Direção Artística
Joana Cardoso – “Soldado Milhões”
“Soldado Milhões”. Como foram criados os efeitos visuais para regressar a La Lys?
Melhor Guarda-Roupa
Maria Gonzaga – “Parque Mayer”
Melhor Maquilhagem e Cabelos
Abigail Machado e Mário Leal – “Parque Mayer”
Hélder Freire Costa e o teatro de revista. “Ninguém calava o Nicolau Breyner, nem a censura”
Melhor Curta-Metragem de Animação
“Entre Sombras” de Mónica Santos e Alice Guimarães
Melhor Curta-Metragem de Ficção
“Sleepwalk” de Filipe Melo
Melhor Documentário em Curta-Metragem
“Kids Sapiens Sapiens” de António Aleixo
Melhor Efeito Especial/Caracterização
Jorge Carvalho e Carlos Amaral – Soldado Milhões
“Soldado Milhões”. Como foram criados os efeitos visuais para regressar a La Lys?
Melhor Som
Pedro Melo, Branko Neskov, Ivan Neskov e Elsa Ferreira – “Soldado Milhões”
Melhor Documentário em Longa-Metragem
“O Labirinto da Saudade” de Miguel Gonçalves Mendes
Prémio Sophia Estudante
“Terra Ardida” de Francisco Romão – ETIC
Melhor Banda Sonora Original
Manuel João Vieira – “Cabaret Maxime”
Melhor Série/Telefilme
“Sara” – Ministério dos Filmes
Melhor Canção Original
“Cudin”, composição por Miguel Moreira e Vasco Viana – Djon África