Yovana Mendoza, conhecida também por Rawvana, é youtuber de saúde, fitness e lifestyle e tem mais de 2 milhões de subscritores. A jovem de 28 anos, uma inspiração para os seguidores pela alimentação que (supostamente) levava, foi apanhada a comer pescada.

Para além da fama no YouTube, onde tem dois canais – um em inglês e outro em espanhol (a jovem tem origens mexicanas, mas é da Califórnia) — Rawvana tem um blog, onde promove uma dieta vegan de 21 dias para emagrecer 5kg. No instagram, também partilha algumas receitas, e é aqui que tem recebido várias críticas dos seguidores a propósito de um vídeo gravado pela influencer colombiana Paula Galindo, quando estavam a passar férias juntas em Bali. Pode ver-se Yovana Mendoza a comer pescada, ainda que tenha tentado esconder o prato com os braços.

Mas existe um motivo para Rawvana não seguir uma dieta vegan fiel: a youtuber já fez um vídeo a pedir desculpa aos seguidores e a explicar que tem vários problemas de saúde — anemia, um desajuste hormonal, problemas na tiróide, fungos vaginais e síndrome de Sibo, uma doença causada pelo número excessivo de bactérias no intestino delgado — que a obrigam a ter de ingerir proteínas animais. Mas numa entrevista no canal Univisión, a youtuber conta que estes problemas de saúde não foram causados pela alimentação vegan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar do pedido de desculpas, chovem críticas nas redes sociais da jovem. No Instagram podem ler-se comentários, como ”não há nada nos ovos ou no peixe que não consigas obter com plantas e tu sabes disso. O peixe está cheio de toxinas e plástico e os ovos têm muito colesterol e proteínas que causam cancro. Isto entristece-me e espero que repenses a tua escolha”; ”Estou tão desapontada. De todos os falsos vegan que se revelaram este ano, tu foste aquela que partiu o meu coração”; ”Deixei de te seguir. Desiludida. Enojada. Entristecida. Estás cancelada na comunidade vegan”.

No Twitter, os utilizadores também foram deixando opiniões acerca do assunto como o que se segue, em que uma utilizadora diz que ”não é correto” o facto de ”Rawvana estar a vender um plano de perda de peso quando estava com problemas menstruais e com problemas de saúde”.

https://twitter.com/theveganparent/status/1107460218076778497

Outra seguidora respondeu a um tweet de Rawvana, onde esta apelava para as pessoas ajudarem a”tornar o mundo um lugar melhor”, dizendo que aquilo que a influencer fez ”tornou o mundo um lugar pior” e deixou a pergunta: ”Como é que estás a tornar o mundo num lugar melhor ao mostrar um estilo de vida fútil, insustentável e irrealista que afeta os teus seguidores fisica e psicologicamente?”.

Para além de ter perdido alguns fãs, sgundo o espanhol El País, algumas marcas também já deixaram de trabalhar com a influencer.

O jornal diz ainda que o primeiro deslize na dieta de Rawvana aconteceu quando, há três anos, começou a comer alguns alimentos cozinhados. Agora, revelou que quer voltar a seguir fielmente a dieta vegan, assim que os médicos lhe derem permissão.