Rádio Observador

Bullying

Espanha. Jovem de 16 anos detido por bullying a colega que se suicidou

250

Polícia madrilena investiga indícios de bullying, apesar de a escola negar. Foi o segundo caso de suicídio de alunos desta escola secundária na capital espanhola desde 2015.

iStockphoto/bodnarchuk

Um jovem de 16 anos foi detido esta sexta-feira na Escola Secundária Ciudad de Jáen, em Madrid, diz o El Mundo. Em causa está um possível envolvimento na morte de um colega, um adolescente equatoriano também de 16 anos e da mesma turma. O jovem cometeu suicídio na última segunda-feira, saltando do sexto andar do prédio onde morava, mas pensa-se que o colega, detido, poderá ter tido influência na decisão, fazendo bullying e aliciando a vítima a automutilar-se. O suspeito foi apanhado na escola, estando agora detido no Tribunal de Menores da capital espanhola.

De acordo com fontes da investigação policial citadas pelo El Mundo, o detido já levava vários meses a incomodar o colega, levando-o a acabar com a vida. A vítima já se tinha automutilado por diversas vezes, segundo os familiares. A primeira tentativa de suicídio terá ocorrido em 2016.

De acordo com a Europa Press, outras fontes, contudo, dizem que o menor pode ter terminado a vida devido a uma desilusão amorosa.

O Conselho de Educação da Comunidade de Madrid, por seu lado, assegurou que “não há indícios de bullying“, apesar das autoridades policiais continuarem a investigar o caso como tal. Essa perspetiva pode advir do histórico recente de situações semelhantes naquela escola: em maio de 2015, uma aluna suicidou-se por sofrer abusos dos colegas. Na altura, o diretor da escola foi suspenso por este caso, mas a pena acabou por ser revogada.

Em dezembro último, a turma da nova vítima realizara um teste de sociabilidade para identificar possíveis casos de bullying e passou com sucesso e sem situações anómalas.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: amaia@observador.pt
Bullying

Outra Verónica decide morrer

Sónia Rolland Sobral
5.831

A Veronica suicidou-se. Pobres crianças que ficaram sem mãe numa sociedade que não se importa em magoar o próximo e replica todos os disparates nas redes sociais só para passar o tempo e se divertir.

Bullying

Fui vítima de Bullying

Rui Martins
118

Em Portugal, infelizmente, não existe um crime específico de violência escolar ou bullying, o que é de lamentar pois a sua simples existência poderia servir de dissuasor a estes comportamentos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)