Volvo

Volvo garante baterias com acordos de longo prazo

Os chineses da CATL e os sul-coreanos da LG Chem serão os fornecedores de baterias da Volvo e da Polestar. Acordos de longo prazo asseguram que os planos de electrificação têm “pilhas” para avançar.

Volvo e Polestar anunciaram quais são os fornecedores que lhes vão permitir cumprir os respectivos planos de electrificação. CATL e LG Chem vão garantir “o fornecimento de milhões de dólares de baterias de iões de lítio” para equipar os modelos de ambas as marcas “na próxima década”, refere a nota enviada à imprensa.

A Volvo, que pretende que as motorizações electrificadas representem cerca de 50% das suas vendas mundiais até 2025, nota que os “acordos de longo prazo” agora assinados vão cobrir “o fornecimento global dos módulos de baterias para todos os modelos da nova plataforma SPA2 e da plataforma já existente CMA”.

Por seu turno, o CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, destaca que o recurso a estes dois fornecedores garante a incorporação de tecnologia de ponta, ao nível das baterias, nos eléctricos de elevado desempenho que a Polestar se prepara para introduzir no mercado. A começar pelo Polestar 2, o primeiro modelo exclusivamente a bateria cuja produção arrancará na China no início de 2020.

Depois do rival do Tesla Model 3, será a vez de a Polestar se focar no desenvolvimento de outros dois produtos, o 3 e o 4. O Polestar 1, o único híbrido plug-in no mercado que reclama a capacidade de percorrer 150 km em modo eléctrico, está fora deste esquema de fornecimento.

Detida em partes iguais pela Volvo e pela Geely, a Polestar destaca que os acordos agora assinados são um exemplo claro das vantagens decorrentes das sinergias com estas duas marcas do Geely Group. Tanto mais que, na China, o fornecimento de baterias beneficiará da escala do grupo chinês, o que permitirá baixar custos e propor preços mais competitivos.

Quanto à Volvo, deverá concluir até ao final do ano a construção da sua primeira linha de produção de baterias, na sua fábrica de Ghent, Bélgica. Será aí que vai ser produzido o primeiro modelo 100% eléctrico da marca sueca, o XC40, e também as variantes híbridas plug-in do SUV compacto.

De notar que esta estratégia da Volvo Cars de assegurar diferentes fornecedores para as baterias que vai precisar é prudente, tanto mais que o construtor escandinavo se está a deparar com dificuldades em responder à procura das variantes PHEV, justamente por falta de baterias. Constrangimento que, aliás, afecta outras marcas no mercado e que a Volkswagen procura evitar, daí que tenha contratado cinco fornecedores para alimentar a electrificação da sua gama.

Pesquisa de carros novos

Filtre por marca, modelo, preço, potência e muitas outras caraterísticas, para encontrar o seu carro novo perfeito.

Pesquisa de carros novosExperimentar agora

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)