Relíquias dos pastores e outros objetos religiosos do santuário de Fátima foram roubados na quarta-feira de uma igreja em Verona, no norte de Itália, onde estavam expostos no âmbito de uma peregrinação.

O alerta foi dado pelos fiéis ao início da tarde de quarta-feira, quando deram por falta do ouro na imagem de Nossa Senhora de Fátima durante um funeral, afirmou o padre Andrea Ronconi ao jornal italiano Corriere della Sera.

Roupas dos pastores Jacinta e Francisco Marto, uma coroa e um terço de ouro tinham desaparecido e a porta lateral da igreja estava aberta, referiu o padre da paróquia de Gesù Divino Lavoratore.

A história e o mistério do maior tesouro de Fátima

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Através das câmaras de vigilância, que estão a ser examinadas pela polícia, foram vistos duas pessoas, uma das quais se terá escondido na igreja antes de esta fechar, por volta do meio-dia.

Andrea Ronconi afirmou que o homem que ficou do lado de fora o abordou no fim da missa e saiu com ele da igreja.

“Isto nunca aconteceu aqui. É realmente estranho um roubo destes, especialmente se pensarmos no pequeno valor monetário dos objetos”, pouco menos de mil euros, disse ao jornal.

“Mas para os crentes, o valor é inestimável”, afirmou o pároco, apontando o “forte valor espiritual” que os fiéis católicos veem na representação de Maria.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima está entre 12 exemplares que anualmente partem do santuário e vão em peregrinação pelo mundo.