O Presidente da Rússia congratulou a alemã Ursula Von der Leyen pela sua eleição na terça-feira como presidente da Comissão Europeia, expressando a disposição de Moscovo para um “diálogo construtivo” com a União Europeia, anunciou nesta quarta-feira o Kremlin.

Vladimir Putin manifestou a sua confiança de que “a vasta experiência política e o prestígio internacional de Ursula Von der Leyen vão ajudar o trabalho construtivo da Comissão Europeia, assim como o restabelecimento da cooperação em igualdade e em benefício mútuo entre a Rússia e a UE [União Europeia]”, assinala o comunicado da presidência russa.

Na sua mensagem, o líder russo indicou ainda que o seu país está aberto ao “diálogo construtivo com a UE em assuntos relacionados com a agenda política, económica e humanitária“.

A conservadora Von der Leyen, de 60 anos, irá assim suceder, em 01 de novembro, ao luxemburguês Jean-Claude Juncker, que liderou o executivo comunitário nos últimos cinco anos, tornando-se na primeira mulher a ocupar o cargo.

A nova presidente da Comissão Europeia precisava de pelo menos 374 votos para ser eleita – metade dos eurodeputados mais um – tendo superado a maioria absoluta por apenas nove votos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR