Existiram conversas, reuniões com grupos parlamentares e com a própria Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto, sugestões concretas de medidas que poderiam ser introduzidas sem alterar as que continuam vigentes, o apoio dos presidentes da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga de Clubes. No final, entre vários contributos aceites, houve um que acabou por não se traduzir no objetivo pretendido para o Benfica e os encarnados tomaram esta terça-feira a primeira posição pública sobre o assunto. Na gíria futebolística, foi como um ataque com várias oportunidades e remates que chega ao fim sem golos marcados mas com oportunidade ainda de recorrer às figuras de VAR daqui para a frente.

Estádio da Luz interditado por quatro jogos após queixa do Sporting, Benfica interpõe providência cautelar

Dando como exemplo as palavras de Bruno Lage no final do particular do Benfica em Coimbra frente à Académica, a propósito dos conflitos nas bancadas que levaram mesmo à paragem do jogo durante alguns minutos, os encarnados consideram que a atual lei viola a Constituição (ou o direito constitucional que decorrer do princípio de liberdade de associação) e utilizam a “vitória” no Tribunal da Relação de Lisboa num dos processos que envolviam os encarnados como exemplo disso mesmo. Mas vão mais longe: no entender dos responsáveis das águias, a atual lei é desnecessária porque o mais importante é o registo individual de adeptos e insuficiente tendo em conta o escasso número de registados tendo em conta os membros reais de cada claque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nesse sentido, o Benfica apresentou um modelo semelhante ao que existe na legislação espanhola, que não exclui a possibilidade de associação mas acrescenta também uma nova via que passa pelo registo individual de adeptos – tudo porque, na ótica dos encarnados, é mais importante a identificação dos membros das claques do que propriamente estar ou não registada como uma associação, algo que nem os No Name Boys nem os Diabos Vermelhos pretendem por recusarem a hipótese de passar a haver uma hierarquia e a figura de um líder num grupo que tem como único ponto de ligação o Benfica.

Tribunal arbitral aceita efeito suspensivo da providência do Benfica contra interdição da Luz

Assim, os encarnados admitem avançar com reações ao sucedido em várias frentes: legislativa, com a explicação do que está em causa e pedidos de pareceres a constitucionalistas; pedagógica, com pedidos de audiências a Presidente da República, Assembleia da República, Governo, Federação e Liga de futebol; e judicial, com a defesa da inconstitucionalidade da lei e a defesa do clube nos atuais processos que estão a decorrer e onde os encarnados foram castigados com jogos à fechada.

“O atual requisito que obriga os grupos organizados de adeptos a constituir-se sob forma de uma associação é desnecessário porque podem existir melhores formas de promover o registo dessas pessoas singulares; é insuficiente porque o que temos observado é que a dimensão social de grupos organizados não corresponde à dimensão atualmente registada; e é inconstitucional, por violar os princípios de liberdade de associação”, explicou Nuno Gaioso Ribeiro, vice-presidente do Benfica e administrador da SAD, em declarações aos jornalistas no Estádio da Luz. “Os grupos de adeptos do Benfica não se pretendem constituir sob o formato de uma associação porque não querem lideranças nem hierarquias definidas. São sócios cuja única associação à qual querem pertencer é ao Sport Lisboa e Benfica», explicou o responsável dos encarnados esta terça-feira.

Benfica punido pelo IPDJ com um jogo à porta fechada e multa superior a 56 mil euros. Clube vai recorrer da decisão

“O ponto mais importante é a criação de um procedimento de registo diferente, promovido diretamente pelos clubes e fazendo o registo dos membros dos grupos organizados, que autorizassem a prestação dessa informação. Esse procedimento conviveria em paralelo com o procedimento de registo atual das associações e membros das associações. Foi uma iniciativa que recebeu o apoio dos presidentes da Federação e da Liga”, destacou, tendo presente que o Benfica não é contra a atual lei mas sim contra a não introdução desta alternativa apresentada. ” Esta revisão da lei era uma oportunidade excelente para encontrar uma solução abrangente, sistémica e pacífica de resolução do registo individual dos grupos organizados de adeptos. Infelizmente foi uma oportunidade perdida porque a lei aprovada não consagrou esta nossa proposta”, reforçou em declarações com o também vice João Costa Quinta, lamentando que o Benfica continue a ser alvo de processos que em muitos casos dizem apenas respeito à entrada e exibição num determinado setor do estádio de uma tarja ou uma bandeira ou um cachecol dos referidos grupos.