Morreu de overdose uma neta de Robert F. Kennedy, irmão do antigo presidente norte-americano John F. Kennedy e procurador-geral dos Estados Unidos entre 1961 e 1964, está a avançar o The New York Times. Saoirse Kennedy Hill tinha 22 anos e foi encontrada sem vida na quinta-feira à tarde em Hyannis Port (estado do Massachussets), na propriedade onde vivia com a avó, Ethel Kennedy.

Saoirse é o segundo membro da família Kennedy a morrer à conta das drogas. Já David Kennedy, filho de Robert F. Kennedy e tio de Saoirse, havia morrido de uma overdose aos 29 anos. Quando tinha 16 anos, a jovem publicou uma mensagem ao tio por ocasião dos 30 anos da sua morte: “Tinhas um espírito gentil e amoroso que passou por lutas inimagináveis ​​na sua vida. Entristece-me saber que nunca nos encontraremos neste mundo, mas sei que te verei no céu com meu avô, com o tio Michael e outros membros da família”.

A avó de Saoirse, Ethel Kennedy, de 91 anos, emitiu um comuncado sobre a morte da neta: “Os nossos corações estão despedaçados pela perda de nossa querida Saoirse. A sua vida foi cheia de esperança, promessa e amor. O mundo é um pouco menos belo hoje”. A rapariga já tinha admitido que sofria de depressão: “A depressão enraizou-se no início do meu ensino básico e vai estar comigo para o resto da minha vida. Sinto profundas crises de tristeza que pareciam uma pedra pesada no meu peito”.

A maldição dos Kennedy

O The New York Times adjetiva de “ladainha das tragédias” as mortes dentro da família Kennedy. Joseph P. Kennedy Jr., irmão do antigo presidente norte-americano, morreu em 1944 quando o avião de combate em que seguia durante a II Guerra Mundial se despenhou. Tinha 29 anos. Três anos antes, a irmã, Rosemary Kennedy, já tinha morrido durante uma lobotomia que correu mal. Em 1948, outra irmã, Kathleen Kennedy, morreu num desastre de aviação aos 28 anos.

Em 1963, John F. Kennedy, irmão de Joseph, Rosemary e Kathleen, à época presidente dos Estados Unidos, morreu assassinado aos 46 anos. Três meses antes, Patrick Bouvier Kennedy, filho de John com Jacqueline, morreu ainda bebé. Cinco anos após a morte de John F. Kennedy, também o irmão Robert F. Kennedy morreu assassinado. Edward M. Kennedy, irmão de John e de Robert, viu morrer afogada a mulher com quem seguia, Marie Jo Kopechne, quando o carro que conduzia vindo de uma festa caiu de uma ponte.

David, filho de Robert F. Kennedy, viria a sucumbir a uma overdose com drogas em 1984, aos 29 anos. Aliás, além dele e de Saoirse, também Patrick Kennedy, neto de Edward M. Kennedy, hoje com 52 anos, procurou tratamentos contra o vício em cocaína em 1986. Michael Kennedy, outro filho de Robert e um dos tios a que Saoirse se referiu na mensagem dedicada a David, morreu durante um acidente de ski aos 39 anos, em 1997. Uns anos antes, Joseph Kennedy, também ele filho de Robert, teve um acidente grave de carro. Não morreu, mas a mulher que seguia com ele ficou tetraplégica.