Pelo menos seis paquistaneses foram mortos em menos de 24 horas por disparos de tropas indianas feitos a partir da Linha de Controlo na região da Caxemira, afirmaram esta sexta-feira as autoridades paquistanesas.

“Outro bravo filho da terra perdeu a vida no cumprimento do dever” na cidade de Buttal, escreveu no Twitter o porta-voz do Exército, Asif Ghafoor.

Esta foi a sexta pessoa a morrer depois de na quinta-feira, segundo as autoridades do Paquistão, dois civis e três soldados terem morrido na parte paquistanesa da Caxemira

As tensões entre os dois vizinhos aumentaram depois de a Índia ter decretado, há 12 dias, a revogação da autonomia constitucional do estado de Jammu-Caxemira, medida explosiva que visa colocar a região sob uma tutela mais direta de Nova Deli e que o Paquistão considerou “ilegal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde 4 de agosto que a Caxemira indiana está isolada do mundo. O controlo sobre as comunicações e restrições pesadas de circulação foram impostos pelas autoridades indianas.

Primeiro-ministro do Paquistão compara fim da autonomia de Caxemira à Alemanha nazi

As duas potências nucleares do sul da Ásia já travaram duas guerras pelo controlo de Caxemira. Desde 1948, uma resolução da ONU prevê a organização de um referendo de autodeterminação em Caxemira, que se mantêm letra morta face à oposição de Nova Deli.

Diferentes grupos separatistas combatem, há décadas, a presença de cerca de 500 mil soldados indianos na região de Jammu-Caxemira, para exigir a independência do território ou a integração no Paquistão. Dezenas de milhares de pessoas, na grande maioria civis, já morreram no conflito.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas tem agendada para esta sexta-feira uma reunião à porta fechada para discutir a situação de Caxemira, a pedido do governo do Paquistão.

Índia revoga autonomia especial de Caxemira. Paquistão já reagiu e rejeita a medida