O debate televisivo de segunda-feira à noite entre Rui Rio e António Costa transmitido em simultâneo por RTP, SIC e TVI foi visto por 2,7 milhões de pessoas, segundo avançou esta terça-feira a Marktest ao jornal Eco. O debate entre os líderes do PSD e PS superou todos os outros confrontos e tornou-se, assim, o mais visto pelos telespetadores portugueses até agora.

O debate no Pavilhão do Conhecimento foi moderado por três jornalistas, que representaram as três estações de televisão em canal aberto. A SIC liderou a audiência, com mais de um milhão de espetadores a escolherem este canal para ver o debate. Seguiu-se a TVI, que contou a audiência de cerca de 828 mil pessoas. Em terceiro surge a RTP, com cerca de 773 mil espetadores.

Dados da GFK/CAEM divulgados, entretanto, pela Lusa são ligeiramente diferentes. A empresa de pesquisa de mercados diz que o debate foi visto por 2,66 milhões de pessoas, de um total de 4,793 milhões de pessoas que estavam a ver televisão à mesma hora. A empresa dá a RTP como segunda classificada neste “campeonato”, com 829 mil espetadores. A TVI ficou-se pelos 774 mil pessoas, ou 17,3% share (uma audiência média de 8,2%).

A Marktest e a empresa de pesquisa de mercados são, ainda assim, unânimes quando dizem que a SIC liderou as audiências, com mais de um milhão de telespetadores.

Verdades, mentiras e enganos no frente-a-frente de António Costa e Rui Rio

O frente a frente Costa-Rio torna-se assim, com larga margem, no debate das legislativas mais visto. Até agora, o confronto António Costa-Jerónimo de Sousa, no dia 2 de julho, em canal aberto, liderava a tabela, com uma audiência de 1,1 milhões de telespetadores. Em último lugar surge o debate entre a líder do Bloco de Esquerda e o líder do PAN, que prendeu a atenção de 68 mil portugueses, mas foi transmitido apelas pelo cabo.

Artigo atualizado às 15h50 com os dados da GFK/CAEM

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR