O Presidente dos EUA, Donald Trump, publicou no Twitter um excerto do discurso feito entre lágrimas da ativista e ambientalista Greta Thunberg na cimeira do clima das Nações Unidas, recorrendo à ironia para dizer que “ela parece uma jovem muito feliz”.

“Ela parece uma jovem muito feliz que está perante um futuro brilhante e espetacular. Tão bom ver algo assim!”, escreveu Donald Trump esta segunda-feira à noite.

O comentário foi feito no Twitter, depois de Greta Thunberg, de 16 anos, ter feito um discurso na cimeira do clima das Nações Unidas marcado pelo tom frontal e por a certa altura ter chorado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Greta Thunberg chora na Cimeira do Clima: “Roubaram-me a infância”

“Está tudo errado. Não deveria estar aqui. Devia estar de regresso à escola do outro lado do oceano. Mas todos me procuram em busca de esperança. Como se atrevem? Vocês roubaram os meus sonhos e a minha infância com palavras vazias”, atirou em lágrimas a jovem sueca de 16 anos.

Greta Thunberg, que viajou para Nova Iorque num veleiro por se recusar a andar de avião, argumentando que é um meio de transporte especialmente poluente, foi uma das presenças mais aguardadas na cimeira do clima das Nações Unidas, onde participaram vários líderes nacionais e chefes de Estado, como foi o caso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Horas antes do discurso de Greta Thunberg, os jornalistas que se encontram na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, já tinham registado imagens que mostram a altura em que Donald Trump entra naquele edifício. Nesse momento, ao fundo da sala, foi possível ver como a ativista sueca acompanhou com atenção a chegada do Presidente dos EUA à sala.