O Governo Regional dos Açores declarou esta quinta-feira situação de crise energética para garantir o abastecimento de combustível às ilhas das Flores e do Corvo, devido aos estragos causados na sequência da passagem do furacão Lorenzo. Esta decisão deve-se aos estragos registados nestas ilhas, que o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, considera que “se afiguram elevadíssimos” um pouco por todo o arquipélago. Ainda assim, Vasco Cordeiro destaca a inexistência de vítimas.

Isso é o principal: o facto de até este momento não termos vítimas a registar, não termos feridos a registar. E isso deve-se, em primeiro lugar, à responsabilidade com que cada um encarou esta provação”, declarou Vasco Cordeiro à RTP.

Apesar dos estragos, o presidente do Governo Regional afirma que a população não ficará de braços cruzados: “Faremos, no fundo, aquilo que os açorianos fazem há 600 anos neste arquipélago: reconstruir e andar para a frente”.

Os danos que o Lorenzo provocou no Corvo e no Porto das Lajes das Flores impossibilitam o abastecimento de combustível por via marítima nas ilhas do grupo ocidental. Assim, a situação de crise energética vai estar em vigor a partir das 19h00 desta quinta-feira até às 23h59 de 31 de outubro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A situação de crise energética visa garantir os abastecimentos energéticos essenciais ao funcionamento de um conjunto de serviços estruturantes da região, dos setores prioritários da economia local e a satisfação das necessidades fundamentais da população das ilhas das Flores e do Corvo”, é referido num despacho conjunto da Vice-Presidência, Emprego e Competitividade Empresarial, da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas e da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo.

Durante este período, segundo o despacho, estão fixados limites ao abastecimento nos postos, nomeadamente um máximo de 15 litros de gasolina ou gasóleo diário por veículo automóvel ligeiro e um máximo de 20 litros de gasolina ou gasóleo por cada veículo automóvel pesado.

É ainda estabelecido que os postos de abastecimento de combustível das duas ilhas ficam obrigados a reservar 40% do combustível disponível para uso exclusivo das entidades prioritárias e veículos equiparados, das Forças Amadas e forças e serviços de segurança, serviços e agentes de Proteção Civil, de emergência médica e de transporte de medicamentos e dispositivos médicos, entidades públicas ou privadas que prestam serviços públicos essenciais na área da energia, telecomunicações, serviços postais, recolha de resíduos e limpeza urbana e ainda transporte público de passageiros.

Furacão Lorenzo. Fornecimento de energia restabelecido até ao final da tarde

“Consideram-se veículos equiparados os de entidades públicas ou privadas destinados ao transporte de doentes e de pessoas portadoras de deficiência, legalmente identificados, veículos de Instituições Particulares de Solidariedade Social destinados ao apoio domiciliário, veículos destinados ao transporte de leite em natureza e de produtos agrícolas em fase crítica de colheita, veículos funerários, veículos que prestem serviços de piquete, de pronto socorro, reboques e camiões-guindaste e dotados de avisadores luminosos especiais e ainda veículos que assegurem o transporte de mercadorias perigosas”, é explicado.

O despacho estabelece ainda que cabe ao responsável pela exploração de cada posto de abastecimento publicitar o limite, por afixação em locais visíveis e por outros meios adequados, bem como assegurar o seu cumprimento.

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, vai deslocar-se esta quinta-feira aos Açores, em representação de António Costa, para analisar os danos causados pelo furacão. A passagem do furacão Lorenzo pelos Açores provocou mais de 250 ocorrências e obrigou ao realojamento de 53 pessoas, mas o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil já foi desativado e a situação está a regressar à normalidade.