A DefinedCrowd, empresa de análise de dados com recurso a inteligência artificial fundada por Daniela Braga (vencedora do prémio João Vasconcelos), quer contratar 30 pessoas até 2020. Em fevereiro, a empresa avançou ao Observador que queria chegar ao final de 2019 com 150 pessoas nos escritórios em Seattle, nos Estados Unidos da América, em Tóquio, no Japão, e em Lisboa e no Porto. Agora, tendo já 170 funcionários, afirma que quer alargar este número para 200.

DefinedCrowd. Daniela Braga vence prémio João Vasconcelos e é a empreendedora do ano

No âmbito do crescimento da DefinedCrowd, a empresa com ADN português — foi fundada em Portugal, mas a sede é nos EUA — anunciou também a contratação de um vice-presidente de desenvolvimento de negócio e um vice-presidente sénior para o consumidor. Estes cargos são agora ocupados, respetivamente, por Francisco España, antigo diretor executivo na Cisco (onde esteve 11 anos), e John Schumacher, antigo vice-presidente na IBM (onde esteve 27 anos).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes de vir para a DefinedCrowd, fui cliente. Por isso sei, em primeira mão, quão importante é o que a DefinedCrowd faz pela expansão da Inteligência Artificial no mundo real. Estou bastante entusiasmado por fazer parte deste crescimento explosivo, que vejo com continuidade — ou não estaria aqui”, diz John Schumacher.

Startup portuguesa DefinedCrowd quer contratar 70 pessoas

Dos 170 trabalhadores da DefinedCrowd, a grande maioria, 130, estão em Portugal nos escritórios de Lisboa e do Porto. A empresa refere que, ao todo, trabalham “25 nacionalidades diferentes” nos seus escritórios e que “mais de 40%” dos postos de trabalho são ocupados por mulheres. Das 30 contratações que quer fazer até 2020, 25 vão para os escritórios de Lisboa e do Porto e as restantes cinco vão ocupar posições entre os espaços de Seattle e Tóquio.

Mudar para a DefinedCrowd foi uma decisão muito fácil. A DefinedCrowd tem aquilo que considero crítico para o sucesso de uma empresa: uma CEO exemplar, uma visão muito clara, executivos muito fortes, uma equipa com valores comuns e com apetite muito grande de transformar o mundo”, afirma Francisco España.

Sobre esta revisão em alta das contrações, Daniela Braga disse ao Observador: “É com grande orgulho que vejo os números de crescimento da DefinedCrowd serem revistos em alta. É, não só, um reflexo do nosso acelerado crescimento, mas também da validação de um mercado que é cada vez maior”.

Segundo a executiva, “a inteligência artificial vai estar cada vez mais presente nas nossas vidas e, consequentemente, a necessidade de dados de treino de qualidade é cada vez maior”. Quanto às mais recentes contratações vindas da IBM e da Cisco, a presidente da empresa afirma que é prova de que a DefinedCrowd já está num ponto em que pode “contratar os melhores profissionais”.

“Perguntam-me como é possível fazer uma empresa tendo uma filha. Mas ninguém pergunta isso a um homem”

Atualmente, a empresa tem clientes como a “BMW e a Mastercard” ou as portuguesas “EDP e Grupo Mello Saúde”. Fundada em 2015 e com mais de 40 clientes a nível global, a startup conta com um investimento de 12,9 milhões de dólares em três anos.

Em 2015, 0ito anos depois de ter começado a trabalhar na Microsoft, nos Estados Unidos, Daniela saiu para fundar a sua própria startup de análise de dados com recurso a inteligência artificial. Em três anos, angariou 12 milhões de euros a investidores como a Portugal Ventures, o fundo norte-americano de capital de risco Alexa Fund ou a empresa MasterCard. Em fevereiro, Daniela Braga dizia ao Observador que um dos objetivos para 2019 era abrir mais escritórios — o próximo será na Índia – e chegar ao break-even [ponto de equilíbrio financeiro a partir do qual o projeto começa a ser rentável].

Depois de  ter sido mencionada em meios como Forbes ou revista a Wired britânica, Daniela Braga foi a primeira vencedora do prémio João Vasconcelos “Empreendedor do ano”. A empreendedora vai ser uma das oradoras num painel no arranque da Web Summit 2019, com Michelle Zatlyn, presidente executiva da CloudFare e moderado pela apresentadora Filomena Cautela. A responsável da DefinedCrowd vai falar sobre o empreendedorismo português e como o país tem cativado grandes empresas tecnológicas.

*Artigo atualizado às 17h28 com informação da presença de Daniela Braga no arranque da Web Summit.