O Papa Francisco irritou-se com uma mulher na terça-feira, na Praça de São Pedro, no Vaticano, e o momento ficou registado em vídeo. Mais tarde, pediu desculpa pelo “mau exemplo” e admitiu que tinha “perdido a paciência”, cita a France Press.

[Veja o vídeo que regista o momento em que o Papa se irrita]

“Muitas vezes perdemos a paciência. Isso também acontece comigo. Peço desculpa pelo mau exemplo dado ontem”, disse na manhã desta quarta-feira o líder da Igreja Católica. Mais tarde fez a sua primeira missa de 2020. E disse que a defesa da paz e a construção de um mundo melhor exigem o respeito pela dignidade das mulheres, afirmando que a violência que lhes é infligida é “profanação de Deus”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Toda a violência infligida às mulheres é profanação de Deus, nascido de uma mulher. A salvação chegou à humanidade, a partir do corpo de uma mulher: pelo modo como tratamos o corpo da mulher, vê-se o nosso nível de humanidade”, afirmou o chefe da Igreja católica na homilia da missa desta quarta-feira na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A celebração de 1 de janeiro assinala também o 53.º Dia Mundial da Paz, na Igreja Católica. Francisco referiu-se ainda a situações de exploração em que “muitas vezes os corpos das mulheres são sacrificados no altar profano da propaganda, do lucro, da pornografia”.

O Papa lamentou que enquanto as mulheres são, nas suas palavras, “as fontes da vida”, sejam continuamente ofendidas, espancadas, violadas, forçadas à prostituição” ou forçadas a fazer abortos.

O líder dos católicos disse ainda que uma conquista para as mulheres é “uma conquista para toda a humanidade”.